A montadora indiana Bajaj anunciou, nesta terça-feira (1), que está estruturando a sua primeira fábrica de motos no Brasil. Será também a primeira unidade produtiva da marca fora da Índia, permitindo o atendimento à demanda crescente pelos produtos Bajaj no País.
Saiba aonde será instalada a primeira fábrica de motos da Bajaj no Brasil
Atualmente, a marca indiana oferece três modelos no mercado brasileiro – a Bajaj Dominar 160, a Bajaj Dominar 200 e a Bajaj Dominar 400. Essas motos são montadas no Polo Industrial de Manaus, no Amazonas, dentro da fábrica da Dafra.
Essa parceria estratégica com a montadora brasileira foi fundamental para permitir que a Bajaj do Brasil se concentrasse nas atividades comerciais e de atendimento a clientes durante este seu primeiro ano de operação.
De acordo com Rakesh Sharma, diretor-executivo da Bajaj, a atuação com fábrica própria no Brasil, que é o maior mercado de motocicletas da América Latina, auxiliará a empresa a ganhar “insights” sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor.
Tais fatores, segundo ele, contribuirão para o fortalecimento da presença da marca em toda a região.
“O Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e complexidade. Isto requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”, diz Sharma.
A fábrica própria da Bajaj no Brasil será instalada também em Manaus. A unidade terá capacidade produtiva inicial de 20 mil motos por ano, viabilizando a ampliação da linha de produtos da marca para o mercado brasileiro.
Você vai gostar: Roubo e furto de motos em SP aumenta drasticamente! Será que a sua está entre as mais visadas?
A previsão é de que a nova fábrica seja inaugurada em até 12 meses.
Segundo a empresa, a unidade produtiva contará com equipamentos da mais alta tecnologia e com toda a estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da marca no mercado latino-americano nos próximos anos. A Bajaj, no entanto, não divulgou o valor do capital que será investido em Manaus.
Expansão da rede de concessionárias
Desde o início das suas operações comerciais no Brasil, em dezembro de 2022, a Bajaj entregou aproximadamente 2 mil motos. O esforço inicial foi focado na estruturação de uma rede de concessionárias, hoje composta por oito unidades em funcionamento.
Dessas, cinco estão localizadas no Estado de São Paulo – capital (2), Campinas, Jundiaí e Santo André –, uma em Santa Catarina (Florianópolis), uma no Rio de Janeiro (capital) e uma no Distrito federal (Brasília).
A empresa planeja expandir essa rede com novas lojas em Minas Gerais (Belo Horizonte) e Bahia (salvador), nos próximos meses. Até o final do ano, a região Norte também deve ganhar uma concessionária, ainda em localização não divulgada.
“A rápida expansão da nossa rede e os bons volumes entregues aliados ao feedback qualitativo dos atuais e potenciais consumidores foram fundamentais para encorajar a Bajaj a passar para a próxima etapa da nossa estratégia”, afirma Waldyr Ferreira, gerente-geral da Bajaj do Brasil.
Fonte: garagem360.com.br