Veja como fatores mecânicos podem influenciar a revenda do seu carro. Dependendo do estado de conservação, você pode ganhar ou perder dinheiro na hora da transição.
Como não perder dinheiro na revenda do seu carro
Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil, empresa especialista em peças e manutenção veicular, compartilha algumas dicas para quem deseja vender o automóvel sem perder dinheiro. Confira a seguir:
Apresente o histórico de revisões
A princípio, com esse registro é possível visualizar as manutenções periódicas realizadas pelo proprietário, comprovando a qualidade e segurança do carro à venda.
Em caso de veículos que passaram por campanhas de recall das montadoras, é importante guardar os comprovantes dos serviços e fornecê-los no momento da venda. Assim, é possível compartilhar o histórico completo e detalhado do automóvel.
Guarde as notas dos serviços realizados
A ação serve para que o proprietário não perca a garantia das revisões que devem ser feitas em uma concessionária da marca.
Em contrapartida, para veículos fora do período de garantia, o cliente pode efetuar a manutenção em uma oficina de sua confiança e guardar as notas fiscais dos serviços executados e das peças fornecidas para atestar todos os reparos.
Comprove o reparo dos danos
Pequenos acidentes são frequentes, principalmente no trânsito caótico das grandes cidades. Porém, esse fator não deve, necessariamente, influenciar na desvalorização do veículo. Por isso, guarde fotos do dano e comprovantes do reparo.
Quando o conserto for providenciado por uma seguradora, solicite descritivo do serviço com as peças que foram trocadas ou recuperadas.
Realize revisão mecânica e estética
Um bom trabalho de estética pode evitar que o veículo entre na condição de repasse, melhorando o valor no momento da troca nos casos de vendas a lojistas e concessionárias.
Apresentar um carro com, por exemplo, desgaste de pneus, ruído nos freios, barulhos na suspensão e motor, motor com dificuldade de ligar, trancos na troca de marchas e falta de desempenho são fatores muito comuns que podem ser evitados com uma revisão básica antes do anúncio de venda.
Você vai gostar de saber: Inverno exige cuidados redobrados com a manutenção do carro; veja quais
Faça a vistoria cautelar para revenda do seu carro
As pessoas físicas se preocupam muito com a documentação e o estado do veículo. Nesse sentido, a vistoria cautelar pode garantir mais segurança ao processo. O vendedor que adianta esse serviço consegue, inclusive, acelerar o processo da venda.
Carro usado, cuidado redobrado
Além do aumento nos custos de manutenção, o mercado automotivo se encareceu com a chegada dos motores com injeção direta, turbo e transmissão automática, assim desencadeou-se uma preocupação para o setor de carros usados.
É a possibilidade de problemas ocultos no veículo, uma vez que podem estragar o prazer da compra e gerar eventuais custos de garantia aos lojistas.
Para fugir dessas preocupações, o especialista da Niterra, afirma que após a aquisição do veículo é fundamental levá-lo a um mecânico de confiança. O principal é a revisão da ignição e injeção, a fim de assegurar o bom desempenho e consumo do veículo.
“É importante checar também itens como fluidos, óleos de motor, filtros, ignição, injeção e freios. Dependendo do modelo, o custo dessa manutenção pós-compra não é alto e permite mais segurança para quem está comprando o veículo “, finaliza Mori.
Fonte: garagem360.com.br