O mercado automotivo brasileiro foi invadido pelos SUVs. Nos últimos anos, vários modelos novos foram lançados. Com isso, as pessoas passaram a investir mais na compra destes “carros da moda”. Em alguns casos, os clientes chegam a pagar um preço maior que o valor de um sedã novo. Tudo isso, em meio a uma série de aumentos nos preços.
Comprar um SUV, que são os “carros da moda”, ou um sedã?
A boa fase dos veículos desta categoria pode ser vista nos números. De acordo com dados da Fenabrave, foram vendidos 371.147 SUVs até o final do mês de julho. Já a participação no total de vendas no mesmo período é de 45,34%. Ainda de acordo com a entidade, quatro dos dez automóveis de passeio mais vendidos no mês passado são SUVs.
Hoje, várias marcas comercializam veículos assim. Mas este aumento acabou causando a diminuição nas vendas de alguns veículos. Os sedãs foram alguns dos afetados. Estes veículos já não são a primeira opção dos clientes na hora de escolher um veículo 0km.
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Com isso, a oferta destes carros vem caindo. Um bom exemplo é o que acontece com os sedãs médios. Ambos os carros possuem suas qualidades. Um SUV pode se destacar pelo visual e pela altura livre do solo.
Já os sedãs se destacam pelo bom espaço interno e pelo porta-malas. O crescimento das vendas de SUVs também mostra que os brasileiros estão gastando mais dinheiro para ter o chamado “carro da moda” na garagem.
Isso acontece em meio aos frequentes reajustes nos preços dos carros 0km, que deixam os carros mais caros. Existem casos onde os SUVs custam mais que o sedã da mesma “família”. Um bom exemplo disso é o que acontece com a dupla Corolla e Corolla Cross. Ambos são produzidos sobre a plataforma TNGA-C.
A versão GLI do sedã médio está custando a partir de R$ 146.790. Enquanto isso, um Corolla Cross XR pode custar a partir de R$ 157.690. Um diferença de quase R$ 11.000. Ambos também possuem versões híbridas. No caso, o Corolla Altis Hybrid custa R$ 180.790 e o Corolla Cross XRV Hybrid vale R$ 198.890 – diferença de R$ 18.100.
Volkswagen, Chevrolet e Fiat
A plataforma modular MQB-A0 é usada para a fabricação de alguns modelos da Volkswagen. Dentre eles, podemos citar o Virtus e o T-Cross. Aqui também podemos ver uma diferença de preços entre as versões dos veículos. O sedã está custando entre R$ 113.880 (Comfortline 200 TSI) e R$ 149.020 (GTS 250 TSI).
Já o SUV tem preços entre R$ 113.420 (Sense 200 TSI) e R$ 161.890 (Highline 250 TSI). Como é possível ver, o T-Cross começa custando menos. No entanto, a versão top de linha do Virtus tem um preço menor. Os preços da dupla Chevrolet Onix Plus e Chevrolet Tracker também podem ser analisados.
O Onix Plus Premier 1.0 Turbo pode custar R$ 110.650 (preço de junho/22). Enquanto isso, um Tracker Premier 1.0 Turbo tem preço de R$ 143.090 (preço de junho/22). Uma diferença de R$ 32.440. No caso da Fiat, é possível comparar os preços de Cronos e Pulse. Os dois carros não são feitos com a mesma plataforma.
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No entanto, eles são os únicos representantes de suas respectivas categorias da marca italiana. O Fiat Cronos 1.3 Flex CVT está custando a partir de R$ 88.190. Já um Fiat Pulse 1.3 Flex CVT custa a partir de R$ 102.590. Ou seja, são vários os casos onde os “carros da moda” custam mais que o sedã da mesma marca.
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