Uma nova média de preços anunciada pelo Preços Edenred Ticket Log (IPTL) apontou através do levantamento mais recente que o GNV passou por um novo aumento em alguns estados brasileiros. Mais especificamente, o aumento aconteceu em dois estados.
A notícia pegou muitos motoristas de surpresa, tendo em vista a estimativa da ultima quinzena em relação à média de preço atual do GNV. É hora de saber um pouco mais sobre o IPTL e sobre o novo valor do gás natural veicular (GNV).
Índice Edenred Ticket Log – saiba o que é o IPTL que apontou o preço do GNV
Os índices que mensuram o valor médio dos produtos e serviços brasileiros são essenciais para manter os consumidores locais devidamente informados. Esse é justamente o caso do IPTL, que conta com uma grande confiabilidade.
Basicamente, o índice funciona através de um levantamento que tem como base todos abastecimentos realizados nos postos que são credenciados da Edenred Ticket Log. A ETL administra mais de 1 milhão de veículos, o que aumenta a confiabilidade do índice.
Assim, o levantamento busca consolidar o comportamento de preços de todas as transações realizadas nos postos de combustível. Neste sentido, o índice realiza essa ponderação referente a algumas regiões específicas.
IPTL identifica nova alta
A análise mais recente do IPTL foi realizada, especificamente, na Região Sudeste do Brasil. Através da ponderação de mais de oito transações por segundo, foi possível notar um aumento referente ao mês de outubro de 2023.
Basicamente, os estados de Minas Gerais e São Paulo passaram por uma alta expressiva no período em questão, com destaque para Minas. O mês de outubro resultou nos seguintes resultados:
- Minas Gerais – R$ 4,64
- São Paulo – R$ 4,31
No caso de MG, O AUMENTO FOI DE 0,65, o que configura o mais expressivo da região. Apesar de São Paulo contar com a menor média do Sudeste, a comercialização do combustível teve um acréscimo de 0,23%.
Saiba mais sobre o combustível
Muita gente conhece o gás natural veicular como o “combustível do futuro“. Isso porque ele promete garantir diversos benefícios para os veículos, o que acontece pela presença dos componentes dessa formação, como algumas misturas.
Isto é, a formação do combustível consiste em uma mistura de hidrocarbonetos. Esses hidrocarbonetos são somados à pressão atmosférica, bem como à pressão atmosférica. Por fim, o resultado dessa junção deixa o combustível em estado gasoso.
Dessa forma, diversos especialistas já mencionaram que ele é capaz de render muito mais quando comparado à gasolina, por exemplo. Assim sendo, ele promete ser mais econômico que os combustíveis líquidos. Entretanto, é preciso seguir as normas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para a adaptação antes de realizar a troca.
Fique por dentro: Nova gasolina terá mais etanol em sua concentração, mas o que muda?
Fonte: garagem360.com.br