A plataforma de mobilidade 99 está investindo R$ 40 milhões no aprimoramento da experiência dos usuários e da segurança.
Levantamento da empresa aponta redução de 34% dos incidentes graves em todo o País no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2022. E isso se deve à utilização de recursos de inteligência artificial e de verificação de usuários.
Incidentes graves caem 34% na plataforma 99 no primeiro semestre de 2023
No Estado de São Paulo, foi registrada uma queda de 37% de incidentes graves no primeiro semestre de 2023. A capital paulista teve 38% menos incidentes violentos no geral.
No Estado do Rio de Janeiro, a quantidade geral de incidentes graves também caiu, com redução de 37,5% no primeiro semestre deste ano.
A capital fluminense teve 38% menos incidentes violentos no geral.
Em Minas Gerais, o app observou uma queda de 36,3% nos incidentes graves na comparação entre os primeiros semestres de 2022 e 2023. A capital Belo Horizonte teve 40% menos incidentes violentos no geral.
O Rio Grande do Sul apresentou uma redução de 30,8% de incidentes graves. Em Porto Alegre, essa queda foi de 30,1% em comparação ao primeiro semestre de 2022. A capital Porto Alegre teve 30% menos incidentes violentos no geral.
Inteligência artificial
Atualmente, a plataforma disponibiliza mais de 50 recursos de segurança para seus serviços de transporte por carro e motocicleta.
Entre os destaques estão uma série de inteligências artificiais que atuam conjuntamente – antes, durante e depois das corridas.
Uma delas é o Monitoramento de Corridas, algoritmo que detecta automaticamente paradas longas ou trajetos com tempo acima do previsto em corridas do aplicativo e toma medidas de segurança adicionais nesses casos.
Uma das ações possíveis é o envio do Patrulha 99, recurso disponível em São Paulo e no Rio que desloca equipes especializadas em motocicletas ou carros para prestar apoio presencial para parceiros e passageiros em caso de emergência.
Outro recurso de inteligência artificial é o Hércules, que verifica padrões de comportamento em chamadas suspeitas, analisando fatores como horário e duração da viagem, bem como histórico dos usuários.
Como, por exemplo, passageiros novos solicitando veículos de madrugada, em áreas isoladas e que estão repetidamente chamando, cancelando e alterando a rota.
Verificação dos usuários
Outra razão para a queda nos índices é a verificação de motoristas e passageiros na plataforma. Para os motoristas, é obrigatório a verificação dos documentos de habilitação e do carro, reconhecimento facial e checagem de antecedentes criminais.
Por sua vez, os passageiros devem incluir obrigatoriamente CPF ou cartão de crédito antes da primeira corrida.
Um lançamento recente no campo da validação é o Selo de Verificação 99. Com ele, usuários com mais informações na plataforma passarão a receber classificações de acordo com a quantidade de validações realizadas.
Serão dois tipos: o selo Essencial (para quem inserir o nome exato que possui no CPF) e o selo Premium (para quem incluir nome igual ao do CPF e mais uma foto de rosto).
O objetivo é melhorara segurança dos condutores e a experiência na plataforma, pois os motoristas parceiros tendem a aceitar mais viagens de passageiros com perfis mais completos.
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Fonte: garagem360.com.br