Preservar a pintura do carro é uma das maneiras mais importantes de valorizar seu investimento, além de apreciar seu companheiro de jornada. Nesse sentido, confira algumas ações equivocadas que podem desfavorecer a pintura do seu veículo.
Importância de uma pintura do carro
Cuidar do carro como um todo é a melhor forma de valorizar o seu investimento e garantir boas condições de negociações no futuro.
Desta forma, a pintura do veículo é um dos principais aspectos que impede a desvalorização do carro, seja ele antigo ou novo.
No entanto, situações cotidianas testam regularmente a resistência da pintura veicular como condições climáticas, manuseio do veículo e alguns cuidados específicos que os proprietários negligenciam.
Sendo assim, confira 7 ações que não contribuem com a vida útil do seu carro, e impactam negativamente na pintura do mesmo segundo a fornecedora global de tintas PPG.
Deixar o carro sujo
A primeira atitude que sabota a pintura do carro, é deixá-lo sujo com frequência.
Além de não ser agradável para muita gente, essa condição é prejudicial por conta das partículas de poeira que impregnam na lataria do veículo.
Parar embaixo de árvores
Quem zela pelo seu carro deve tomar cuidado com o lugar que escolhe para deixar o carro por um certo tempo.
Parar embaixo de árvores, por exemplo, pode deixar a pintura do carro sujeita a queda da seiva e fezes de passarinhos.
Lavar erradamente
Tão prejudicial quanto não limpar o veículo é higienizá-lo de modo errado e isso inclui produtos e maneira de lavagem.
Sendo assim, evite esponja não planas, sabão que não seja neutro, panos sujos, cera e óleo de cozinha.
Parar por muito tempo em construções e afins
Outro local que costuma apresentar problemas com relação ao impacto na pintura do veículo são as construções.
Esses ambientes levantam muita poeira, o que pode deteriorar a pintura do veículo, principalmente em obras com a presença de tinta.
Deixar o carro na chuva
Se você é daqueles que aproveitam a chuva para ‘’lavar gratuitamente’’ o automóvel, cuidado! Essa atitude pode acarretar em manchas, que podem degradar o verniz da pintura.
Além, claro, das chuvas atípicas, aquelas com granizo, que por motivos óbvios podem até mesmo amassar o veículo com os cubos de gelo, a depender da intensidade do fenômeno.
Não limpar vazamento de combustível
Quando ocorre derramamento de combustível do tanque, independentemente de qual tipo seja, é preciso limpar a área afetada corretamente. Caso isso não ocorra, a tinta do veículo pode sofrer danificações por conta dos componentes.
Limpeza com material não recomendado
Pior do que limpar sempre é fazer isso de forma inadequada ou com materiais não recomendados.
É o caso de produtos como óleo de banana ou itens parecidos, que acabam sendo prejudiciais.
Fonte: garagem360.com.br