Qual o melhor momento para trocar de carro? Independente do uso, é importante avaliar o momento certo para economizar dinheiro e evitar dores de cabeça. Com a ajuda da Super Visão Vistorias Automotivas, listamos os 5 principais sinais de que é hora de mudar.
Quando é hora de trocar de carro
Sem muita conversa, vamos aos pontos-chave:
1. Avalie os custos de manutenção e reparos
Hoje em dia, os custos de manutenção estão cada vez mais altos. Daí a necessidade de avaliar esses gastos, principalmente se você leva seu amigo encontra constantemente na oficina.
Para a Super Visão, o ideal é comprar os valores mais recentes com manutenção, incluindo troca de peças, reparos mecânicos e revisões programadas com a prestação de um carro mais novo.
Às vezes, o custo de manter um veículo antigo pode superar o valor das parcelas de um novo, tornando a troca uma opção financeiramente viável.
2. Avalie a depreciação do seu carro atual
A depreciação é comum e inevitável. Foi diferente durante o período da pandemia, mas ainda assim os veículos estão desvalorizando.
O ideal é fazer uma pesquisa sobre a depreciação do seu carro atual e comparar com a de modelos semelhantes mais recentes.
Se for muita alta e você perceber uma perda de valor muito alta, a opção vai ser trocar por mais novo, que mantém seu valor de mercado por mais tempo.
3. Considere a eficiência de combustível
Não é de hoje que o preço dos combustíveis está alto e os carros mais antigos tendem a ser menos eficientes em termos de consumo.
Para a Super Visão, se você percebe que está gastando cada vez mais com gasolina ou diesel, pode ser um sinal de que é hora de trocar de carro.
Ao calcular o custo total de propriedade, leve em consideração não apenas o preço do veículo, mas também o consumo de combustível ao longo do tempo.
4. Pondere a segurança na hora de trocar de carro
Hoje em dia os carros mais novos estão cada vez mais seguros, seja por exigência dos órgãos fiscalizadores, seja por exigência de mercado.
Se o veículo atual carece desses recursos ou tem uma classificação de segurança baixa em testes de colisão, considerar a troca de carro por um mais seguro pode ser uma decisão que salva-vidas.
5. Pense no seu estilo de vida e necessidades
Por último, mas não menos importante, leve em consideração as mudanças em seu estilo de vida e necessidades. Por exemplo, a família está crescendo, você vai mudar para um local com condições de tráfego diferentes, entre outros.
Basicamente, seu carro precisa atender às suas demandas, no entanto se ele não responde mais como antes, talvez seja a hora de trocá-lo por outro.
Veja também: Carro que faz mais de 50 km/l? Conheça
Fonte: garagem360.com.br