Um dos itens mais importantes de um carro é sua bateria, como todos sabemos. Sem ela, o veículo simplesmente não funciona. Dessa forma, confira alguns indícios de que o objeto não está legal e precisará ser trocado.
Quando trocar a bateria do carro
Quem usa o carro de forma rotineira, precisa zelar pelo bom funcionamento do veículo para não ser pego de surpresa em meio ao dia a dia.
Dessa forma, ficar atento aos indícios de que algo não vai bem no automóvel é uma atitude recomendável por parte, principalmente, de quem conta com o carro todos os dias.
Por outro lado, quem utiliza menos o carro, mas precisa dele em bom estado para quando for usá-lo, também necessitam ter em mãos um veículo ajustado.
Sendo assim, todo o funcionamento elétrico do carro passa pelo uso da bateria. Nesse sentido, confira 5 sinais de que este item não está na condição ideal e precisará ser trocada.
Luzes fracas
O primeiro indício de que algo não vai bem com a bateria do carro, principalmente quando as luzes (do painel central, por exemplo) apresentam sinal fraco.
Dessa forma, cores vivas e informações nítidas indicam uma bateria em bom estado de funcionamento, enquanto o contrário aponta para a direção oposta.
Falha nas luzes
Um indicativo mais forte de que a bateria precisa ser ajustada é com relação às falhas em acionamentos de faróis, por exemplo.
Nesse cenário, é comum que as luzes externas do veículo apresentem oscilações durante seu uso, dificultando até mesmo o campo de visão do(a) motorista a levantando a hipótese de que a bateria não está legal.
Mal funcionamento de itens
A alteração na operação de itens como vidros elétricos, ar-condicionado e sistema de som, por exemplo, podem ser alterados com uma bateria em estado ruim.
Além disso, até mesmo o motor do veículo pode apresentar dificuldades, exigindo ainda mais atenção por parte do(a) condutor(a) com relação a bateria.
Oxidação
O termo ‘’oxidação’’ pode ser desconhecido para muita gente, mas nada mais é do que o desgaste da bateria.
Quando isso ocorre, forma-se uma crosta verde nas instalações da bateria. Aí é levar em algum especialista e providenciar a troca.
Carro não liga
O principal ‘’sinal’’ de que a bateria chegou ao fim de sua vida útil é simplesmente o carro não ligar.
Se isso acontecer e outros itens do carro estiverem ajustados, não tem erro: é preciso trocar a bateria por uma nova.
Você pode gostar: Faça você mesmo o check-up completo do seu veículo em apenas 6 passos
Fonte: garagem360.com.br