A IA tem o potencial de transformar o mercado automotivo de várias maneiras. Veja alguns exemplos incríveis.
Como a IA pode mudar o mercado automotivo
Quem traz mais informações sobre o tema é o Fernando Schaeffer: CEO e fundador da Car Analytics.
Antes de mais nada, vamos aos tópicos:
Projeto e Fabricação de Veículos
A tecnologia vai transformar a maneira como os veículos são projetados e fabricados. A princípio, na fase de projeto, a tecnologia pode ser usada para simular diferentes cenários e otimizar projetos de aerodinâmica, eficiência de combustível e desempenho.
O design dos carros também é outro ponto de destaque. A ideia é que a personalização pode obedecer as preferências e necessidades individuais.
Já durante a fabricação, a IA funciona como um catalizador, de modo a reduzir custos e melhorar a produção. Associada a outros fatores como a robotização, ainda é possível reduzir acidentes e erros humanos.
Manutenção preventiva e preditiva
As soluções da IA já ajudam a monitorar o desempenho do veículo, a fim de detectar possíveis problemas antes que se tornem críticos.
Além disso, é possível antecipar os cronogramas de manutenção e reduzir o tempo de inatividade para reparos.
A principal oportunidade está na coleta de dados sobre o uso do veículo. Dessa forma os fabricantes e concessionárias podem oferecer manutenção personalizada. Além disso, recomenda serviços com base em hábitos e condições de direção individuais.
Seguro no mercado automotivo
Imagine a seguinte situação: após um acidente, o motorista faz upload de fotos do local do acidente para sua seguradora. Para isso, ele usa apenas um aplicativo de smartphone.
Em pouco tempo, a seguradora, usando um algoritmo baseado em visão computacional, avalia os danos. Em seguida, calcula automaticamente o pagamento do sinistro, assim permite que o motorista volte à estrada mais rapidamente.
As seguradoras acham que esse futuro pode estar aqui dentro de uma década, e as seguradoras já começaram a fazer investimentos para torná-lo realidade. Espera-se que a inteligência artificial no mercado de seguros cresça nos próximos anos, a fim de transformar vários aspectos dos modelos de negócios das seguradoras.
A IA mudará a forma como as seguradoras comercializam para os clientes, detectam fraudes, avaliam sinistros e muito mais. De acordo com a empresa de pesquisa IDC, o uso de soluções de IA no mercado de seguros crescerá 32% até 2026.
Experiência e Engajamento do Cliente
Por fim, a IA deverá transformar a maneira como os clientes interagem com os veículos e com a indústria automotiva como um todo. A ideia é usar assistentes de voz com IA e outras tecnologias para fornecer recomendações personalizadas e assistência aos motoristas, aprimorando a experiência geral no volante.
Essas tecnologias também podem ser usadas para fornecer atualizações em tempo real sobre tráfego, clima e outras condições, permitindo que os motoristas tomem decisões mais certeiras na estrada.
Fonte: garagem360.com.br