O Latin NCAP realiza os famosos “crash-tests” para avaliar o desempenho de segurança dos carros.
VEJA TAMBÉM:
Esses testes envolvem batidas controladas com carros reais contra barreiras de diferentes tipos. Parece cena de filme de ação, mas é coisa séria!
Em 2020, as regras ficaram ainda mais exigentes. A nota máxima que um carro pode alcançar é de cinco estrelas, significando que ele oferece excelente proteção para motorista e passageiros.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Mas, como em toda prova, tem quem brilhe e quem fique devendo. E aí entram os carros que levam… zero estrela.
1- Chevrolet Groove 2024
O SUV compacto Chevrolet Groove, vendido em países como México, Chile, Peru e Uruguai, recebeu 0 estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP em setembro de 2024.
Proteção para adultos (39%): Proteção boa para cabeça e pescoço, mas marginal para o tórax do motorista e instável na área dos pés. A estrutura do habitáculo não suporta cargas maiores.
Proteção para crianças (69%): Ótima proteção com cadeirinhas Isofix (padrão internacional de fixação de cadeirinhas infantis para automóveis), mas sem botão para desligar o airbag do passageiro dianteiro.
Proteção para pedestres (36%): Marginal ou fraca em várias áreas, sem tecnologias como frenagem automática de emergência (AEB).
Assistência à segurança (58%): Oferece controle de estabilidade (ESC) e avisos de cinto de segurança, mas faltam recursos avançados como detecção de ponto cego e limitador de velocidade.
2- Citroën C3 Aircross
SUV de proposta familiar produzido em Porto Real (RJ), realmente decepcionou no mais recente teste de segurança realizado pelo Latin NCAP em novembro de 2024. E não é para menos: o carro conquistou zero estrelas na avaliação, e os números falam por si.
- Proteção para adultos: 33%
- Proteção para crianças: 11%
- Proteção para pedestres: 50%
- Assistência à segurança: 35%
Em termos de proteção para as crianças, a situação é ainda mais preocupante. Mesmo com os dummies (bonecos de teste) bem instalados usando ancoragens Isofix e pés de apoio, os resultados mostram uma desaceleração maior do tórax para um dummy de um ano e meio e apenas uma proteção marginal para os mais velhos.
3- Fiat Argo
Mais um zero estrelas. O Fiat Argo também teve desempenho abaixo do esperado nos testes do Latin NCAP. A proteção para adultos foi limitada, com falhas na estrutura e proteção fraca no impacto lateral para a cabeça e tórax.
Para crianças, apresentou boa proteção com Isofix, mas pecou na sinalização e instruções.
- Proteção para adultos: 24%
- Proteção para crianças: 10%
- Proteção para pedestres: 37%
- Assistência à segurança: 7%
4- Ford Ka
O Ford Ka também teve um desempenho negativo no teste de segurança do Latin NCAP, recebendo zero estrelas.
- Proteção para adultos: 34%
- Proteção para crianças: 9%
- Proteção para crianças: 9%
- Assistência à segurança: 7%
No impacto frontal, a proteção para a cabeça do motorista foi adequada e a do passageiro foi boa. A proteção do pescoço foi boa para ambos. No entanto, a proteção do peito foi apenas adequada para o motorista e boa para o passageiro. Os joelhos receberam proteção marginal devido a estruturas perigosas atrás do painel.
5- Hyundai Tucson
O carro da marca sul-coreana foi avaliado pelo Latin NCAP e recebeu zero estrelas nos testes de segurança.
A proteção para adultos foi avaliada 50%, indicando que o carro oferece uma proteção razoável para os ocupantes adultos, mas ainda há margem para melhorias significativas. No que diz respeito à proteção para crianças, o desempenho foi decepcionante, com uma pontuação de apenas 5%.
A proteção para pedestres foi avaliada em 48% e por fim, a Assistência à segurança: 7% recebeu uma pontuação de apenas 7%.
6- Renault Sandero
O Renault Sandero foi testado no mês passado e obteve os seguintes resultados:
A proteção para adultos foi de 33%, com boa proteção para cabeça e pescoço no impacto frontal, mas proteção marginal para o tórax e joelhos devido a estruturas perigosas no painel. No impacto lateral, a cabeça teve boa proteção, mas o tórax foi mal avaliado. A estrutura do habitáculo foi considerada instável.
Para crianças, o desempenho foi melhor, com 61% de proteção, mas alta tensão no pescoço do dummy de 3 anos. A proteção para pedestres foi de 46%, com zonas fracas no para-brisa e no pilar e 0% sistema de assistência à segurança.
7- Suzuki Baleno
Pontos positivos? Temos alguns! Nos testes de impacto frontal, a proteção para cabeça e pescoço do motorista e passageiro foi boa. A estrutura do habitáculo mostrou-se estável, suportando cargas maiores.
Onde pegou? Em um impacto lateral, a cabeça e a pelve foram bem protegidas, mas o tórax sofreu, oferecendo proteção fraca.
Sendo assim, o resultado foi 20% para proteção de adultos, 17% para proteção de crianças, 64% para proteção de pedestres e 7% para assistência à segurança.
8- Kia Sportage
O Kia Sportage, um carro da fabricante sul-coreana, também levou zero estrelas no teste de segurança. A proteção para adultos foi de 48%, enquanto a proteção para crianças foi de 15%.
Em relação à proteção para pedestres, o resultado foi de 58%, e a assistência à segurança foi avaliada em 7%.
9- JAC E-JS1
O JAC E-JS1 ficou devendo segurança, ele foi outro modelo que levou zero estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. O desempenho foi preocupante, especialmente na proteção para adultos (0%) e crianças (6%).
Proteção para pedestres ficou em 20% e o JAC E-JS1 também deixa a desejar em tecnologias de assistência à segurança (7%).
10- Great Wall Motors Wingle
O único carro dessa lista que levou 0% em dois quesitos de segurança, sendo 0% em proteção para crianças e 0% em assistência à segurança. A proteção para adultos também foi bastante baixa, ficando em apenas 9%, o que pode ser explicado pela proteção pobre oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista, resultando em 0 pontos no impacto frontal.
A porcentagem de proteção para pedestres foi um pouco mais alta, mas ainda assim baixa, atingindo apenas 19%. Nem precisamos dizer que ele levou zero estrelas no teste, não é mesmo?
Fonte: autoo