Recentemente, no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu em Heraklion, na Grécia, e no Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, considerado o maior do mundo, a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, foi reconhecida como Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu e também recebeu o Título Internacional de Inclusão.
Além de representar Mato Grosso como Madrinha Nacional do esporte, Virginia Mendes é protagonista da expansão do Parajiu-jitsu no Estado, no Brasil e no Mundo, conforme conta o presidente da Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP) e da Federação Internacional (JJIF), Elcirley Luz.
“Em nosso estado, no Brasil e no mundo, uma mulher visionária e humana nos enxergou. Eu participo de uma classe invisível, sou Policial Militar Reformado, por consequência de um acidente perdi uma de minhas pernas, quase me tornei suicida devido minha situação, e foi através do Parajiu-jitsu que encontrei um novo modo de vida.”
“Dona Virginia Mendes nos enxergou, ela viu em nós o que muitos não enxergaram, e está nos auxiliando a chegar nas Paralimpíadas, porque a nossa categoria ainda não é reconhecida pelo Comitê Paralímpico, isso porque é uma nova modalidade”, ressaltou o presidente.
Com recursos próprios, a primeira-dama Virginia Mendes, voluntária no Governo do Estado, seguiu em missão com sua assessoria da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), juntamente com a maior delegação paradesportiva da história de MT.
Ela destaca a experiência e acredita no esporte como ferramenta de reabilitação e promoção da qualidade de vida para deficientes e pessoas com depressão e transtornos.
“Fui testemunha do poder transformador desse esporte. Vi soldados vítimas de guerra competirem e comemorarem um novo momento, vi um adolescente do nosso estado com paralisia cerebral ganhar medalhas de ouro e bronze; paratletas com paraplegia serem protagonistas de conseguistes inesquecíveis em um dos maiores eventos do mundo. Isso é transformador”, destacou Virginia Mendes.
Agora, a primeira-dama do Estado é fundamental de um projeto da Confederação Internacional de Jiu-jitsu Paradesportivo, que está em missão para a Ucrânia com o objetivo de levar o paradesporto para atuar na reabilitação de pelo menos nove mil vítimas de guerra entre civis e soldados.
Nos próximos dias, um convênio deve ser assinado entre a JJIF e a Ucrânia, e levará o nome de “Embaixadora Mundial Virginia Mendes”.
Durante 15 dias, Virginia Mendes esteve em missão fora do país, com atividades na Grécia; em Londres, acompanhou o governador Mauro Mendes no evento Lide, onde foram debatidas pautas de cunho social, à exemplo da segurança alimentar; e em Abu Dhabi cumpriu agendas com os paratletas, além de reuniões com o governador e autoridades dos Emirados Árabes, que têm o Jiu-jitsu como base da educação, disciplina, segurança, entre outros.
Conforme veiculado, as despesas da primeira-dama Virginia Mendes foram custeadas de maneira particular, sem ônus ao estado.
Fonte: gazetamt