Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Virgínia estuda auxílio para famílias afetadas pelas enchentes em Cuiabá: saiba mais sobre as medidas em análise.

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, afirmou que já estuda uma forma de auxiliar a população cuiabana vítima das enchentes. Atrelado ao programa ‘Ser Família’, a ideia é respaldar cidadãos desempregados e em alta situação de vulnerabilidade social. Mendes e a vereadora e primeira-dama por Cuiabá Samantha Iris (PL) realizaram visita em entrega de mantimentos na tarde desta sexta-feira (17), no bairro São Mateus, na capital. 

Ao ser questionada sobre a possibilidade de criação de um benefício semelhante ao proposto pelo Executivo municipal e aprovado pela Câmara de Cuiabá na quinta-feira (17), Virginia afirmou que a ideia está sob elaboração. 

“Sim, a gente está analisando isso também, a gente já tem um auxílio para quem precisa, que é o Ser Família. A gente vai cadastrar, vai ver quem está desempregado. Quem estiver em situação bem vulnerável, a gente consegue colocar auxílio sim”, declarou a esposa do governador Mauro Mendes (União).

Conforme informações prestadas depois pela assessoria da primeira-dama, o auxílio já foi proposto pelo prefeito Abilio. Com isso, a primeira-dama pediu à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) para fazer o levantamento das famílias que não recebem o auxílio do Ser Família na região, para que possam se tornar beneficiárias do programa do Estado. 

Em uma só parcela, famílias que tiveram prejuízos com a perda de móveis e mantimentos em consequência das chuvas desta semana irão receber o valor de R$ 1 mil em auxílio da prefeitura. O levantamento quanto aos beneficiários foi feito pela Secretaria de Assistência Social, que percorreu os bairros afetados. 

Atualmente, o Governo de Mato Grosso também conta com auxílios para população de baixa renda inscrita no CadÚnico, por meio do Ser Família. 

Sobre a manutenção da entrega de mantimentos e agasalhos nas regiões mais afetadas em Cuiabá, a primeira-dama confirmou que continuará pelo governo estadual e destacou que, diante de uma nova gestão à frente da prefeitura, ficará mais fácil manter uma parceria no social. 

“Com certeza, a gente tem uma parceria aqui com a primeira-dama, com o prefeito. Essa parceria é algo muito importante, coisa que a gente não tinha antes”, finalizou.

Vale lembrar que, em Mato Grosso, cidades como Salto do Céu (349 km de Cuiabá), Rio Branco (348 km de Cuiabá), Vila Rica (1.249 km de Cuiabá), Nova Brasilândia (204 km de Cuiabá) e Itaúba (579 km de Cuiabá) já decretaram situação de emergência e calamidade em virtude das chuvas.

Também participaram da visita a vice-prefeita de Cuiabá, Coronel Vânia (Novo), e a presidente da Câmara Municipal Paula Calil (PL).


 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.