Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Senac-MT oferece cursos de preparo de hambúrguer e de salgados em Cuiabá

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Oportunidades de qualificação para quem quer trabalhar na área ou empreender

O segmento de alimentação fora do lar fechou o ano de 2022 com crescimento de 16,6%, segundo o Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB).

E para quem quer aproveitar as muitas oportunidades de trabalho na área ou empreender, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) está com inscrições abertas para os cursos de ‘Preparo de Hambúrguer’ e ‘Preparo de Salgados’, em Cuiabá. Ao todo, são ofertadas 59 vagas para o público em geral.

Podem se inscrever pessoas com, no mínimo, 16 anos de idade e Ensino Fundamental incompleto. Não é necessário possuir experiência prévia.

As formações têm como objetivo desenvolver nos participantes domínio das técnicas de fabricação dos alimentos do início ao fim da produção, ressalta a diretora de Educação Profissional do Senac-MT, Rosana Abutakka.

“No decorrer dos cursos, os alunos aprenderão as boas práticas de higiene, manipulação e conservação de alimentos e de serviços de alimentação, postura profissional, leitura de fichas técnicas, uso de equipamentos e utensílios, princípios da sustentabilidade na gestão de recursos, produtos e insumos, técnicas de preparo, recheios, modelagens, cozimento, bem como de finalização, apresentação, decoração e comercialização”, elenca a diretora.

Somente hamburguerias, em Cuiabá, entre físicas e aquelas que atendem apenas delivery, existem cerca de 1,8 mil estabelecimentos, conforme dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

“Ao final dos cursos, os alunos estarão aptos para desenvolver e executar variadas receitas, podendo atuar em bares, restaurantes, lanchonetes ou iniciar o próprio negócio, com a facilidade de empreender e poder começar a produzir e comercializar em casa, gerando renda”, acrescenta Rosana Abutakka.

A analista técnica em Gastronomia do Senac-MT, Mônica Ferreira, explica que, entre aulas teóricas e práticas, os cursos têm carga horária de 16 horas para ‘Preparo de Hambúrguer’ e 40 horas para ‘Preparo de Salgados’, e dá mais detalhes da cozinha pedagógica da instituição.

“Os cursos são compostos por aproximadamente 20% de teoria e 80% de prática, cujas atividades serão desenvolvidas na cozinha pedagógica do Senac-MT. O espaço, com mais de 100 m², foi projetado para garantir a segurança e bem-estar dos alunos durante suas experiências de aprendizado profissional e conta com toda a estrutura necessária para as aulas e equipamentos de última geração”, relaciona a analista.

As inscrições estão sendo feitas no Centro de Educação Profissional do Senac-MT em Cuiabá, no bairro Boa Esperança, das 7h30 às 21h. As matrículas são realizadas mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto, comprovantes de endereço e de escolaridade. Menores devem estar acompanhados de um responsável legal.

Outras informações podem ser obtidas no site www.mt.senac.br ou pela Central de Relacionamento, via WhatsApp (65) 9 9917-6023, disponível para atendimentos das 7h20 às 20h.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Serviço

Preparo de Hambúrguer
39 vagas
Carga horária:
 16 horas-aula
Pré-requisitos: no mínimo, 16 anos de idade e Ensino Fundamental incompleto
Valor do investimento: R$ 240,00 (parcele em até 12x sem juros no cartão de crédito)

Preparo de Salgados
20 vagas
Carga horária: 
40 horas-aula
Pré-requisitos: no mínimo, 16 anos de idade e Ensino Fundamental incompleto
Valor do investimento: R$ 360,00 (parcele em até 12x sem juros no cartão de crédito)

Por Senac-MT

Fonte: noticiapositiva

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.