Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Revista Times elege Pantanal como um dos 50 melhores destinos de viagem em 2023

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em Mato Grosso, os municípios de Barão de Melgaço, Poconé e Cáceres são os principais portais de entrada ao bioma

A revista norte-americana Times elegeu o Pantanal como um dos 50 melhores destinos do mundo para se visitar em 2023. A publicação ainda cita que o bioma é um labirinto de rios, pastagens e ilhas onde as pessoas e a vida selvagem prosperam, e destacou a coexistência entre os fazendeiros e a fauna nativa, trabalhando junto com a terra. Ainda, os safáris em que se avistam araras coloridas, tucanos e a maior predadora da América do Sul, a onça-pintada.

Dividido entre porção Norte (Mato Grosso) e a porção Sul (Mato Grosso do Sul), o Pantanal é o principal destino de turismo nos dois estados. Mas é no Parque Encontro das Águas, no distrito de Porto Jofre (município de Poconé), o ponto de maior avistamento de onças no mundo.

“Em menos de 30 km da Capital começa o pantanal mato-grossense, em Santo Antônio de Leverger. Mais 100 km chega-se em Barão de Melgaço, que tem as belezas de Siá Mariana com um ecoturismo e etnoturismo. Na estrada para o pantanal em Poconé tem as comunidades quilombolas em Nossa Senhora do Livramento, com uma agricultura familiar pujante. Em Poconé temos a Transpantaneira, que abriga muitos hotéis. Tem duas regiões, a de Porto Cercado e Porte Jofre, que recebem muitos turistas. Cáceres já tem um apelo maior para os barcos-hoteis para pescarias. O Pantanal é composto por 15 municípios e cito alguns dos exemplos do nosso potencial”, disse o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno.

Poconé também atrai muitos ornitólogos (observadores de aves), que passaram a visitar o município com mais frequência em razão da quantidade de espécies raras que de pássaros que vem sendo registradas, como, por exemplo, a Harpia.

Em relação à sustentabilidade, a estrutura hoteleira pantaneira já trabalha com este conceito, como a Pousada Piuval e o Sesc Porto Cercado. Este último, inclusive, foi o primeiro a receber o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

“Boa parte dos hotéis no Pantanal também tem a preocupação de envolver o homem pantaneiro nas principais ações do dia a dia do hotel”, explicou o secretário adjunto de Turismo.

Além de Poconé, o Pantanal em Barão de Melgaço tem os corixos que levam às baías de Siá Mariana e Chacororé, que também são importantes pontos de turismo. Já em Porto Cercado a unidade do Sesc reúne hospedagem e grandes encontros de empresas e reuniões no pantanal.

Em Cáceres, os barcos-hoteis são referência em pesca esportiva. O município sedia o maior festival de Pesca do mundo que inclusive está no Guinness Book.

Confira a matéria da Revista Times na íntegra aqui.

Por MT.GOV

Fonte: noticiapositiva

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.