Uma ação internacional antitráfico salvou mais de 1.000 animais ameaçados de extinção, que foram repatriados da Tailândia para Madagascar, na África. A cooperação internacional agiu rápido na apreensão de espécies raras levadas para o territórios tailandês.
No total, 1.117 animais foram salvos, entre tartarugas irradiadas, tartarugas-aranha e lêmures de cauda anelada. Esses animais foram resgatados pela polícia tailandesa durante operações antitráfico na província de Chumphon, no sul.
“Esse foi um dos melhores exemplos de cooperação entre a Tailândia, onde os animais foram confiscados, e Madagascar, de onde os animais foram contrabandeados. Até mesmo as companhias aéreas — Qatar Airways e Airlink — que estão devolvendo os lêmures e tartarugas para casa estão fazendo isso de graça”, disse David Newton, diretor da ONG Traffic para a África Austral.
Muita celebração
Participaram da missão três entidades de defesa dos animais, a UNODC, a Wildlife Justice Commision e a US Fish and Wildlife Service.
David Newton comemorou a realização da ação internacional como uma grande vitória e reação ao tráfico de animais e elogiou também o empenho das autoridades dos dois países – Tailândia e Madagasgar.
“Aplaudimos as autoridades envolvidas por seu comprometimento em devolver esses animais aos seus habitats naturais e pedimos ações contínuas para desmantelar as redes de tráfico.”
Leia mais notícia boa
Esforço conjunto
Participaram ativamente do processo os Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tailândia. Para Richard Scobey, diretor-executivo da Traffic, o esforço conjunto demonstrou o quanto a ação deve ser parceira.
“A biodiversidade de Madagascar é globalmente única, mas muitas das espécies mais raras da ilha enfrentam pressão implacável do comércio ilegal. Esse esforço de repatriação é um verdadeiro testamento do poder da colaboração internacional no enfrentamento da crise do tráfico de vida selvagem.”
Levantamento da Traffic revelou que há um intenso comércio entre Madagascar e o Sudeste Asiático. O relatório destacou como a Tailândia é o maior importador e exportador legal de vida selvagem. Apreensões e repatriações dão esperança na vida e na manutenção de espécies raras.
Fonte: sonoticiaboa