Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Projeto de apadrinhamento de árvores em Cuiabá reúne moradores em ação de arborização com mais de 80 mudas plantadas

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Em setembro do ano passado, por conta da seca severa e das altas temperaturas registradas em Cuiabá, um grupo de sete moradores do entorno da Praça Garden Bosque da Saúde, decidiu criar um projeto de arborização e manutenção das plantas que já estavam no local, mas estavam morrendo. Desde então, mais de 80 mudas já foram plantadas, incluindo árvores frutíferas como mangueira e cajueiro. 

Gracinete Sampaio, de 57 anos, é uma das administradoras do projeto “Vida na Praça”, em que os moradores podem adotar uma árvore para regar e cuidar. Assim que é apadrinhada, a planta recebe uma plaquinha com nome e foto do responsável pela manutenção. 
Além dela, Sidinei, Karlla, Eloisa, Hélio, Lana e Daniela também são administradores do Vida na Praça. “O objetivo é incentivar os moradores a apadrinharem uma ou mais plantas da praça. Os padrinhos e madrinhas se comprometem a regar e cuidar das plantas que adotarem, e para oficializar a adoção, cada planta recebe uma plaquinha com o nome do responsável”, explica Gracinete. 
A administradora explica que em setembro do ano passado, muitas plantas da praça estavam morrendo. O grupo se juntou para plantar novas mudas. Gracinete conta que o projeto recebeu ajuda do Horto Florestal para aquisição das mudas e orientação sobre o plantio. 
2025 word3
“Temos em nosso grupo um profissional paisagista, que pesquisa todas as plantas que podem ser plantadas em praças públicas”, destaca.
A Praça Garden Bosque da Saúde foi entregue pela Prefeitura de Cuiabá em 2020 e arborizada, lembra Gracinete. O local se tornou um dos pontos de lazer dos moradores da região. 
“Ela é 100% aproveitada pelos moradores para exercícios físicos, caminhadas, vendas de produtos, passeio com crianças e pets, é a única área de lazer local”. 
Pé de acerola, seriguela, abacate, amora e tâmara estão entre as árvores frutíferas que já foram plantadas pelos moradores. O projeto também tem um grupo de jovens e adolescentes que cuidam das plantas. 
No total, já são mais de 35 madrinhas e padrinhos de plantas. Aos sábados, o grupo se reúne para fazer a limpeza da praça. Há duas semanas, por exemplo, eles se uniram para roçar o terreno. “Os moradores ajudam doando dinheiro, alugamos uma roçadeira e fizemos a limpeza”, conta Gracinete ao lembrar que, agora, o mato já está alto e a praça precisa de uma nova roçagem. 
O próximo mutirão de limpeza vai acontecer neste sábado (11). A administradora do Vida na Praça ressalta também que o grupo está em busca de apoio do Poder Público para manutenção do espaço. 
“A praça está sem iluminação, 50% dos postes caíram por falta de manutenção e desgaste com ferrugem. Estamos buscando apoio para colocarem iluminação na praça, foi prometido por alguns políticos, porém sem sucesso”.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.