Gracinete Sampaio, de 57 anos, é uma das administradoras do projeto “Vida na Praça”, em que os moradores podem adotar uma árvore para regar e cuidar. Assim que é apadrinhada, a planta recebe uma plaquinha com nome e foto do responsável pela manutenção.
Além dela, Sidinei, Karlla, Eloisa, Hélio, Lana e Daniela também são administradores do Vida na Praça. “O objetivo é incentivar os moradores a apadrinharem uma ou mais plantas da praça. Os padrinhos e madrinhas se comprometem a regar e cuidar das plantas que adotarem, e para oficializar a adoção, cada planta recebe uma plaquinha com o nome do responsável”, explica Gracinete.
A administradora explica que em setembro do ano passado, muitas plantas da praça estavam morrendo. O grupo se juntou para plantar novas mudas. Gracinete conta que o projeto recebeu ajuda do Horto Florestal para aquisição das mudas e orientação sobre o plantio.
“Temos em nosso grupo um profissional paisagista, que pesquisa todas as plantas que podem ser plantadas em praças públicas”, destaca.
A Praça Garden Bosque da Saúde foi entregue pela Prefeitura de Cuiabá em 2020 e arborizada, lembra Gracinete. O local se tornou um dos pontos de lazer dos moradores da região.
“Ela é 100% aproveitada pelos moradores para exercícios físicos, caminhadas, vendas de produtos, passeio com crianças e pets, é a única área de lazer local”.
Pé de acerola, seriguela, abacate, amora e tâmara estão entre as árvores frutíferas que já foram plantadas pelos moradores. O projeto também tem um grupo de jovens e adolescentes que cuidam das plantas.
No total, já são mais de 35 madrinhas e padrinhos de plantas. Aos sábados, o grupo se reúne para fazer a limpeza da praça. Há duas semanas, por exemplo, eles se uniram para roçar o terreno. “Os moradores ajudam doando dinheiro, alugamos uma roçadeira e fizemos a limpeza”, conta Gracinete ao lembrar que, agora, o mato já está alto e a praça precisa de uma nova roçagem.
O próximo mutirão de limpeza vai acontecer neste sábado (11). A administradora do Vida na Praça ressalta também que o grupo está em busca de apoio do Poder Público para manutenção do espaço.
“A praça está sem iluminação, 50% dos postes caíram por falta de manutenção e desgaste com ferrugem. Estamos buscando apoio para colocarem iluminação na praça, foi prometido por alguns políticos, porém sem sucesso”.
Fonte: Olhar Direto