Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Professor transforma a vida de um menino com encefalopatia, ajudando-o a dar os primeiros passos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um vídeo de um professor ajudando um menino que tem encefalopatia viralizou nas redes sociais na última semana. No vídeo compartilhado pelo docente, é possível ver a evolução do aluno que, quando chegou, mal conseguia levantar da cadeira e em poucos meses já estava correndo pela quadra. Inspirador!

Júlio Gonçalves é profissional de educação física e leciona há 12 anos na Rede Pública Estadual de Ensino de Porto Velho, Rondônia. Acostumado a trabalhar com crianças com deficiência, ele recebeu com todo carinho o pequeno Luiz, de nove anos.

A recomendação inicial era que não deixasse o garotinho levantar da cadeira de rodas, mas Júlio estava focado em virar esse jogo. Com um trabalho específico individualizado e a inclusão nas aulas de Educação Física com outros alunos, Luiz evoluiu, e já consegue andar sozinho. (vídeo abaixo)

Dificuldade em andar

Luiz sofre de encefalopatia crônica discinética, que é uma condição que ocorre perto do nascimento da criança e é causada por baixa oferta de oxigênio.

Em decorrência disso, o aluno tem algumas dificuldades motoras e de fala, que acabam o deixando em uma cadeira de rodas.

A recomendação inicial era para que o professor não tirasse Luiz da cadeira, pois toda vez que tentava se levantar ele caia, mas Júlio não aceitou e resolveu virar o jogo!

“Pediram para não deixar que ele levante porque quando se levantava, caía e se machucava, mas eu pensei: ‘Como assim, ele não pode se levantar?’”, reagiu o professor.

Foi aí que o educador físico iniciou um trabalho específico. Em três meses, já se viam resultados ótimos.

Treinamento

A dupla trabalhou em conjunto – Júlio e Luiz unidos pela determinação e vontade. No vídeo compartilhado pelo professor, é possível ver o menino seguindo o treinamento direitinho.

“Iniciei alguns testes para identificar quais potências o Luiz tinha”, disse o professor.

Para a mãe do menino, Júlio é um anjo.

“Ele está sendo um anjo, está ajudando muito a gente, o que não sabemos ele vem e explica”, falou Alcione Souza dos Santos, mamãe de Luiz.

Os três meses foram repletos de treinos, mas também de muito amor e carinho entre professor e aluno.

Em um momento, é possível ver Júlio alongando o garoto que está deitado. Ele pergunta: “Tá doendo?” e Luiz responde negativamente com a mão. “Então vamos”, incentiva o professor.

Leia mais notícia boa

“Ele pode mais”

Durante os três meses de treinamento onde o professor ajudava o menino com encefalopatia, Júlio percebeu que Luiz era muito capaz.

“Ele podia muito, bastava ele ter os estímulos adequados, e toda essa dificuldade que ele tem com gestos motores, pode diminuir bastante”, explicou.

Além de todo treinamento físico, o garoto foi incluído nas aulas de Educação Física, o que segundo o professor, ajudou bastante na evolução dele.

Luiz podia mais, e conseguiu!

No vídeo, agora com o garotinho andando sozinho na quadra, o professor aparece emocionado.

“Vem cara, vem cara, boa mano, boa, coisa linda, Luiz!”, diz Júlio emocionado, enquanto está ao lado do Luiz, que anda sozinho.

Evoluindo cada dia mais

Essa é a missão de Júlio, ajudar na evolução do aluno cada dia mais.

“Através do movimento e através da Educação Física ele vai evoluir ainda mais”.

Que trabalho maravilhoso desse professor, né? Educação inclusiva é isso.

Parabéns, Júlio. Luiz, que você continue evoluindo cada vez mais, garoto!

Veja a evolução que o garotinho Luiz teve no vídeo que está viralizando:

Com informações de Hoje em Dia

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.