Rafael, de 27 anos, é portador de paralisia cerebral e, apesar das limitações, se dedica aos estudos de Ciências da Computação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele e sua mãe, que moram no distrito da Guia, enfrentam uma rotina desafiadora. Todos os dias, eles precisam se deslocar até Cuiabá, onde Rafael frequenta a universidade. Esse trajeto exigia o uso constante de transporte público, o que, além de cansativo, limitava as opções de horário e conforto.
A história de superação de Rafael chamou a atenção de Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Inclusivo. Durante uma visita à família, com a equipe do CRIDAC (Centro de Reabilitação de Pessoas com Deficiência de Alta Complexidade), para a entrega de uma cadeira de rodas motorizada e adaptada, Virginia teve a ideia de ajudar Rafael e sua mãe a conquistarem um veículo.
“Quando eu conheci o Rafael e sua família, vi o quanto um veículo iria dar mais conforto para ele. Me encantei com sua força de vontade, sua alegria de viver, mesmo com as limitações causadas pela paralisia cerebral, e prometi que, de alguma forma, ajudaria eles a conseguir um veículo”, contou Virginia Mendes, visivelmente emocionada.
Em maio deste ano, amigos, voluntários e colaboradores, organizaram o evento surpresa “Aniversário do Bem Virginia Mendes”. O evento teve como objetivo arrecadar fundos para a aquisição do veículo adaptado e também para ajudar a Associação Mato-Grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMJJP). O evento foi um sucesso e arrecadou R$ 384 mil, dos quais R$ 168.573,26 foram destinados à compra do veículo adaptado e à obtenção da habilitação da mãe de Rafael.
Ao entregar as chaves do veículo para Rafael e sua mãe, Virginia Mendes expressou sua alegria pela conquista. “Estou muito feliz por essa entrega, porque vai dar mais qualidade de vida ao Rafael e sua família. Dona Maria do Carmo é uma guerreira, e o Rafael é um exemplo para todos nós”, afirmou a primeira-dama.
Virginia também fez questão de agradecer a todos que contribuíram para o sucesso do evento. “Gratidão a cada pessoa que pôde ajudar, contribuindo com a festa surpresa que organizaram para mim. Não faço nada sozinha, eu sonho, projeto e pessoas especiais ajudam a tirar do papel. Tenho uma equipe maravilhosa que me dá todo o suporte e apoio. Com a união de todas as pessoas estamos realizando sonhos. Deus abençoe a todos”, completou Virginia Mendes.
Para Maria do Carmo, o veículo adaptado representa uma grande mudança na rotina da família. “Agora podemos nos organizar nos horários, sem precisar vir para Cuiabá e ficar o dia todo. Não tenho palavras para agradecer à dona Virginia por tudo o que ela tem feito pelo meu filho”, disse emocionada.
Fonte: leiagora