Com obras em grafite espalhadas pelo mundo, agora um artista brasileiro foi além e criou bancos coloridos para que crianças demonstrem se estão se sentindo sozinhas. Sensível e movido pela empatia, o paulista empresta a arte dele para transformar a vida de quem precisa de ajuda.
Preocupado com as questões sociais, Diogo Snow desenvolveu o projeto Buddy Bench – Banco Camarada, em tradução livre -, no qual grafita bancos “especiais” nas escolas canadenses. Os buddy benches são espaços para as crianças mostrarem que estão passando por um momento difícil e conseguirem ajuda dos coleguinhas.
“Eu quis trazer uma proposta diferente, com as minhas cores e com uma arte bem alegre, para dar uma outra energia para o banco e fazer a criança se sentir ainda mais segura e acolhida. Acho que isso também pode atrair outras crianças”, afirmou Diogo Snow em entrevista ao Só Notícia Boa.
A ideia do bancos especiais
Natural de Santo André (SP), Diogo construiu carreira no Canadá, onde mora há 20 anos, mas jamais abandonou o Brasil. Tem trabalhos expostos em galerias de vários países e fez quadros para artistas, como Drake, Justin Bieber, Neymar e Cleo Pires.
Os bancos coloridos já estão em algumas escolas do Canadá. Segundo ele, quando uma criança ocupa um desses bancos, um colega observa e busca ajudar. De acordo com o artista, a ideia tem dado certo.
Diogo contou que a sugestão partiu da mulher dele que observou um movimento intenso na internet envolvendo a questão dos bancos.
“Como eu estava fazendo um projeto no Canadá em que ia nas escolas falar com as crianças e ensinar como pintar, ela me deu a ideia de trazer isso para cá. Mas o buddy bench que eles faziam nos EUA e na Europa eram simples, de uma cor só, não tinha nada”, disse.
Muita cor, vida e alegria
A intenção do brasileiro era colocar muita cor, alegria e vida na arte dos bancos. Foi exatamente o que fez, embora tivesse levado mais tempo do que imaginava.
“A gente fez três bancos antes de vir para o Brasil e, agora que estou voltando ao Canadá, vamos continuar criando”, afirmou.
O banco que ajuda
Para o brasileiro, a grande satisfação é perceber que a “ideia pegou” e que as crianças estão usando os bancos como forma de pedir ajuda.
“Ver as crianças sentadas e usando o banco é maravilhoso. Foi muito legal quando eu fiz a primeira doação porque a escola inteira estava do lado de fora esperando a entrega. Também foi bem especial porque eu assinei jaquetas, o pessoal levou camiseta e a gente fez um evento mesmo para entregar o banco.”
Diogo disse que teve fila na escola de alunos e pais para ele autografar, uma satisfação sem igual.
“Foi muito divertido, tive uma recepção incrível deles. É uma energia muito boa. Não tem preço ter conseguido entregar esse projeto, desde o primeiro banco. Isso me deu muito mais força e energia para fazer os outros.”
Planos para o futuro
Para o futuro, o artista tem mil planos: quer levar o projeto do banco colorido para várias escolas do Canadá, quem sabe até para outros países.
“Eu quero levar isso para o Canadá inteiro. É um desafio, porque toma muito do meu tempo, mas o que eu quero fazer é conseguir ajuda”, disse.
Segundo o brasileiro, a ideia é fazer um delivery de bancos. “Quero alugar um caminhão ou uma carreta e encher de bancos para fazer um ‘delivery’ nas escolas por todo o Canadá! Esses são os próximos passos que estou planejando.”
Leia mais notícia boa
Gentileza gera gentileza
O artista brasileiro não para seja no Canadá, nos Estados Unidos, na Europa ou no Brasil.
Diogo pintou um caminhão que levava alimentos aos trabalhadores da linha de frente durante a pandemia e colaborou com o “The Beautiful Game”, jogo de futebol organizado por Ronaldinho e Roberto Carlos para arrecadar fundos em prol da pesquisa sobre o câncer.
Recentemente foi a São Paulo onde visitou a Apae para promover uma atividade de pintura para as crianças e jovens! Foi muito legal e temos vários registros em fotos e vídeos.
Exposições pelo mundo
Com materiais como spray, acrílico, resina e até pó de diamante, o artista registra os trabalhos que faz no estilo Pink Punk. Ele prefere as cores rosa, preto e branco marcando presença nas obras.
Atraído por desafios, ele surpreendeu o público do Art Basel Miami 2021 ao usar um guindaste para levantar um Lamborghini EVO1 e customizou o carro ao vivo.
Outro grande projeto foi a personalização de um iate – o primeiro e único da estética Pink Punk. Diogo ousou pintar uma Ferrari utilizando spray no Canadá. O artista é muito ligado às causas sociais.
Além de produzir telas, Diogo explora superfícies como tecidos, carros e grandes murais. As obras dele estão pelo mundo: restaurantes no Canadá, na Petroff Gallery, na capital Toronto, na ZIV Gallery e no Beco do Batman, em São Paulo.
Justin Bieber
O brasileiro é colaborador de arte da Bieber Industries, companhia do cantor Justin Bieber, e desenvolve as peças gráficas da empresa desde 2020.
Também empresta a arte dele para roupas, “ArtGang”, desenhando peças exclusivas e limitadas.
Ele assinou a coleção “Woodpecker X Diogo Snow”, em parceria com a marca vegana e high fashion Woodpecker Coats, e a linha de fragrâncias de luxo “Addicted by D-Snow”, em colaboração com a Elegance Aroma.
Assista ao vídeo do artista brasileiro que faz bancos coloridos para crianças mostrarem que se sentem sozinhas e precisam de ajuda:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Fonte: sonoticiaboa