Chega de achar e espalhar por aí que todo idoso é torto! As placas de idosos antigas começaram a ser substituídas por novas – e positivas – no Distrito Federal. Acabou aquela imagem pejorativa de uma pessoa curvada e usando bengala, mesmo porque nem todo idoso é assim!
Agora as placas de estacionamentos, filas preferenciais, assentos e outros serviços terão a nova imagem de uma pessoa ereta, para mostrar que ser idoso significa ter experiência de vida e não apenas de dores e doenças.
Sim, é o politicamente correto entrando em vigor. A intenção da novidade é combater o preconceito e o chamado idatismo, a discriminação por idade.
Onde as placas serão colocadas
Nas novas placas, aparecem uma pessoa ereta e uma frase curta informando: + 60. Bem simples e direta!
A substituição começou nesta quinta-feira (26/01) na capital federal.
Pela legislação, a vale na demarcação de vagas de estacionamentos, filas preferenciais, assentos e outros serviços.
Em outubro de 2022, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou a alteração. Agora, a substituição é responsabilidade do governo de Brasília
Leia mais notícias boas
+60
Pelo , é considerada pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público, além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.
O estatuto também assegura a gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos para pessoas maiores de 65 anos, bastando apenas que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.
Casos de violação aos direitos desse segmento social devem ser denunciados ao Disque 100, ou Disque Direitos Humanos.
Brasília saiu na frente com essa mudança das placas.
Ótima ideia para ser copiada no Brasil inteiro, não acha?
Torto é a vovozinha! Idoso merece respeito!
Com informações de O Liberal
Fonte: sonoticiaboa