Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Jovem estudante de 22 anos se destaca como o diplomata mais jovem do Brasil dominando 4 línguas

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Depois do novo cargo, o jovem Luis Marcelo Gomes vai ter muito mais responsabilidade do que a maioria dos jovens da sua idade. Isso porque ele se tornou o diplomata mais jovem do Brasil, entrando para o serviço público com apenas 22 anos.

Essa conquista é ainda mais impressionante quando levamos em consideração que o concurso para diplomata é um dos mais difíceis e concorridos do país, com aproximadamente 9 mil candidatos disputando apenas 50 vagas.

Sua jornada de preparação exigiu muito esforço e dedicação, mas ele alcançou o objetivo que tinha. Agora, se tornou também o primeiro nascido no século XXI a atuar no serviço diplomático . Marco atrás de marco!

Fala quatro línguas

Durante o ensino médio, Luis se identificou com a carreira diplomática ao perceber o “nível bizarro de conhecimento” exigido para ingressar nesse ramo.

Ele decidiu se dedicar inteiramente aos estudos e aprendeu a , francês e espanhol.

Sua preparação durou cerca de três anos, e durante esse tempo ele ainda trabalhava como professor em um cursinho.

Ler mais notícia 

Ele chegou a fazer direito 

Antes de decidir seguir o caminho da diplomacia, Luis chegou a se matricular no curso de direito em uma .

No entanto, logo no início da graduação, ele percebeu que necessário fazer um curso de menor duração para se preparar adequadamente para o concurso do Itamaraty.

Ele acabou conseguindo um emprego como professor de pré-vestibular na antiga escola que estudava. Dessa forma, conseguia trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Homenagem na unviversidade

Na sexta-feira, 12, o estudante do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luis Marcelo Gomes Mendes Leite, foi homenageado por sua aprovação na 3ª fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), no Salão Nobre da Reitoria.

Ele foi recebido pelo Vice-Reitor, Prof. Viriato Campelo, que disse: “Não se trata de uma conquista fácil. Tendo em vista que é um cargo, em grande parte, preenchido por grandes escritores ou juristas, saber que um de nossos alunos obteve essa conquista, nos traz satisfação e alegria ao ver essa recompensa”.

Cursando Direito na Instituição, Luis Marcelo Gomes agradeceu: “Além da parte acadêmica, foi o apoio que eu recebi dos professores do curso de Direito. Muitos me apoiaram e incentivaram. Até cito normalmente um dos professores, o Prof. Sebastião, que é um dos sociólogos jurídicos, que sempre me apoiou. Se não fosse essa confiança inicial, seria difícil o início dessa jornada longa e árdua. Então, certamente foi a parte mais impactante nesse trajeto”, conclui.

Não queria ser primo dele…

Ele tomou todas as decisões diárias com base no objetivo de se tornar diplomata, e os resultados chegaram!

E a aprovação veio dentro do prazo que ele havia estipulado para si mesmo.

Agora, ele se prepara para fazer o curso de formação e atuar no Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.

O que faz um diplomata

Os diplomatas são servidores públicos concursados que representam o Estado e os cidadãos brasileiros no exterior.

Eles negociam os interesses do país em conferências internacionais, atendem os cidadãos brasileiros nos consulados e desempenham outras funções relacionadas às relações exteriores do Brasil.

É uma carreira prestigiada e o cargo de terceiro-secretário é o início dessa trajetória na diplomacia, com salário inicial de R$ 20.926,98.

Luís começou a estudar logo que saiu da escola e depois de 3 anos conseguiu a vaga como diplomata. - Foto:reprodução/Ruy Barbosa Pinto

Luís começou a estudar logo que saiu da escola e depois de 3 anos conseguiu a vaga como diplomata. – Foto:reprodução/Ruy Barbosa Pinto

Com informações da UFPI

 

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.