Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Crianças autistas da Cidade de Deus recebem sala multissensorial para tratamento

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Crianças carentes autistas da Cidade de Deus ganham sala multissensorial; ajudar no tratamento

A sala multissensorial para crianças carentes autistas da Cidade de Deus será inaugurada nesta sexta, dia 20, no Rio de Janeiro pela ONG Nóiz. - Foto: divulgação
A sala multissensorial para crianças carentes autistas da Cidade de Deus será inaugurada nesta sexta, dia 20, no Rio de Janeiro pela ONG Nóiz. – Foto: divulgação

Que presentão de Natal! Crianças carentes autistas da Cidade de Deus, no Rio, terão uma sala multissensorial para ajudar no tratamento, como as crianças ricas e de classe média têm.

A sala tem ambiente interativo, iluminação suave, além de sons e texturas variadas para estimulação sensorial e melhora nos resultados das crianças. Está tudo pronto e a inauguração será nesta sexta, dia 20 de dezembro.

“A gente, que tem uma condição melhor, já sofre com os planos de saúde e escolas, mas estas pessoas não têm acesso a nada, são crianças em idade escolar que nunca tiveram qualquer intervenção terapêutica”, contou André Melo, presidente da ONG Nóiz, em entrevista ao Só Notícia Boa.

A ideia

A sala multissensorial “é uma inovação nas favelas do Rio e é a primeira deste porte no Brasil”, contou André.

Ele teve a ideia de levar porque é pai de uma criança autista nível 3 de suporte e sabe bem o quanto um ambiente como este pode ajudar na evolução das crianças.

“Uma necessidade que há tempos foi identificada pela ONG, principalmente pela alta demanda, ocasionada pela falta de acesso às intervenções, muitas vezes colocada a prova pelas intermináveis filas do serviço público”, lembrou.

Leia mais notícia boa

Como conseguiu

Para conseguir viabilizar a sala, a ONG fez campanhas de arrecadação e contou com patrocinadores, que se sensibilizaram com o assunto, como o Grupo Águia Turismo, o Instituto Retornar e outros colaboradores, pessoa física.

Ela será chamada de Sala Multissensorial Rafael Dias, nome do filho de presidente.

“Ele ajudou no estímulo e na inspiração em tentar proporcionar uma vida melhor para estas famílias”, contou André Melo.

Casos de autismo

Atualmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que haja dois milhões brasileiros autistas, o que significa afirmar que 1% da população estaria no espectro.

Um estudo do CDC, Centro de Controle e Prevenção de Doenças – agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos – publicado 2021, mostrava que 1 em cada 44 crianças aos 8 anos de idade era diagnosticada com autismo.

Apesar de não haver um levantamento sobre a quantidade de crianças diagnosticadas com o espectro na Cidade de Deus, lá não é diferente de outros lugares do mundo.

O atendimento na nova sala

Por isso a ONG Nóiz resolveu criar a sala multissensorial, para receber as crianças atípicas da comunidade e pessoas com outros transtornos além do autismo.

O atendimento no local será feito por profissionais especializados.

“Vamos recrutar os profissionais para atender, no início, 3 vezes por semana, 5 crianças por dia. A ideia é começar a receber essas crianças na segunda quinzena de janeiro. Mas, ficará aberta caso haja necessidade de uso”.

A ONG fica localizada na região no Karatê, no território chamado Rocinha 2, no Rio de Janeiro.

Veja mais fotos da sala multissensorial da Cidade de Deus:

A sala tem ambiente interativo, iluminação suave, sons e texturas variadas para estimulação sensorial das crianças autistas. – Foto: divulgação
André Melo na sala multissensorial da Cidade de Deus. – Foto: divulgação
A sala para crianças carentes autistas será inaugurada nesta sexta, 20 de dezembro. – Foto: divulgação

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.