Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Casal brasileiro recebe reconhecimento mundial por sua contribuição ambiental com plantio de 20 milhões de árvores

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um casal brasileiro, que plantou mais de 20 milhões de árvores e reflorestou uma região inteira, é destaque na mídia internacional. Ao todo, Sebastião e Lélia Salgado plantaram 290 espécies e já restauraram 1.500 acres de terra.

O trabalho dos dois já é famoso na região de Aimorés, Minas Gerais. Tudo começou em 1998 quando a área estava devastada. Agora, mais de 20 anos depois, o local ganhou nova vida e está todo verde de ! A propriedade virou um paraíso de biodiversidade no Brasil.

“Minha esposa teve uma ideia fabulosa de replantar esta floresta. E quando começamos a fazer isso, todos os insetos, pássaros e peixes voltaram, e graças a esse aumento de árvore, eu também renasci, esse foi o momento mais importante”, disse Sebastião.

Volta para casa e surpresa

“O fotojornalista documentou alguns dos acontecimentos mais dramáticos da miséria humana do século XX. Ele é autor de meia úzia de livros, expôs suas fotos ao redor do mundo e foi tema de um documentário Sal da Terra”, diz a reportagem do GoodNews Network.

Em 1998, o profissional estava em campo fazendo uma reportagem sobre o êxodo dos ruandeses para o Congo.

Quando voltou para casa, ele teve uma triste surpresa. As terras próximas à casa de sua família foram destruídas!

“A terra estava tão doente quanto eu – tudo foi destruído”, disse.

Foi da autora, produtora gráfica, ambientalista brasileira e esposa de Sebastião, Lélia Salgado, que surgiu a ideia de começar o projeto de reflorestamento.

No mesmo ano os dois fundaram o Instituto Terra, com a missão de avançar na restauração ambiental e no desenvolvimento rural sustentável no Vale do Rio Doce.

Reflorestamento incrível

O reflorestamento deu certo. As árvores cresceram muito e trouxeram a natureza de volta. Já são mais de 170 espécies de aves identificadas nas áreas geridas pelo casal.

O espaço que antes estava completamente degradado, hoje tem mais de 2 mil nascentes que também estão em processo de recuperação.

Leia mais notícia boa

Visitas guiadas

O projeto cresceu tanto que hoje o Instituto Terra oferece até visitas guiadas!

Elas ocorrem em grupos de 10 a 40 pessoas e é preciso fazer agendamento prévio.

Ao longo do trajeto, os visitantes aprendem sobre educação ambiental e podem ver de perto toda a magnitude do que foi feito na região.

Além disso, com as visitas, os dois querem aproximar e conscientizar a comunidade sobre a importância da restauração e preservação de ecossistemas naturais.

Os dois foram responsáveis por reflorestar uma área enorme. Agora, eles fazem até mesmo visita guiada! Foto: Reprodução/Divulgação.

Os dois foram responsáveis por reflorestar uma área enorme. Agora, eles fazem até mesmo visita guiada! Foto: Reprodução/Divulgação.

Hoje o local recebe visitas guiadas de grupos, escolas e mais. Foto: Reprodução/Odilon Amaral.

Hoje o local recebe visitas guiadas de grupos, escolas e mais. Foto: Reprodução/Odilon Amaral.

Com informações de The Good News Network e Instituto Terra.

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.