Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Brasileiros presos na Faixa de Gaza conseguem retornar ao Brasil após intervenção do governo brasileiro

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Depois de uma longa espera, os brasileiros e familiares que estavam presos na Faixa de Gaza, finalmente conseguiram sair e chegar ao Egito neste domingo (12). Que alívio!

Do grupo original de 34 pessoas, sendo 24 brasileiros e 10 parentes palestinos, 32 atravessaram a fronteira. Uma mãe e sua filha brasileiras optaram por ficar em Gaza por razões pessoais.

A confirmação do tão aguardado retorno veio diretamente do Itamaraty pela rede social X, antigo Twitter.

Alívio depois de muita espera

“Bom dia, gente: a gente chegou na fronteira. Daqui a pouco vamos para o lado do Egito. Rezem por nós”, disse Hasan Rabee, um dos repatriados em um vídeo que gravou durante a travessia.

Os brasileiros estavam a quase 1 mês tentando sair da Faixa de Gaza. A ideia é que eles descansem e se alimentem no Egito neste domingo (12).

Depois, o próximo passo é um trajeto terrestre de 55 km até o Aeroporto de Al-Arish, no Egito.

“O grupo de 32 brasileiros e familiares que deixou a Faixa de Gaza na manhã de hoje iniciará, em instantes, o deslocamento para o Cairo, em veículos providenciados pela embaixada do Brasil no Egito. Os 32 concluíram satisfatoriamente os trâmites migratórios para entrada no Egito.” afirmou o Itamaraty nas redes sociais.

Trajeto até o aeroporto

Se a rota escolhida for por Al Arish, vão dar uma parada no Cairo, capital do Egito, pra abastecer antes de continuar a viagem.

Outra opção é ir direto de ônibus até Cairo, dormir lá e, na segunda-feira (13), pegar o avião. Se for pelo aeroporto do Cairo, a viagem deve levar de 12 a 14 horas.

Lá uma aeronave da Presidência da República já espera os brasileiros para uma viagem de volta ao Brasil. Além de suplementos, no avião também vai ter médico, enfermeiro e psicólogo, para garantir assistência durante a viagem.

A embaixada brasileira falou que tem mais de 50 brasileiros na lista esperando serem resgatados, mas ainda não tem previsão de quando isso aconteça. A gente só espera que seja logo!

Ler mais notícia boa

O retorno ao Brasil

Ao chegarem ao Brasil, eles passarão duas noites em Brasília, hospedados em um alojamento da FAB, para descanso e recuperação.

No aeroporto, uma equipe especial estará pronta para auxiliar no desembaraço da documentação, se necessário, com representantes da Polícia Federal e Receita Federal.

Médicos e psicólogos também estarão presentes para oferecer atendimento imediato, e um posto de imunização estará disponível.

Nem todos têm residência no Brasil, e alguns são palestinos. Por isso, serão fornecidos apoio e a documentação necessária para ajudá-los a se estabelecerem em nosso país.

No meio de tanta tristeza em Gaza, pelo menos essa notícia boa para aquecer o coração neste domingo.

Veja o post do anúncio no X:

Com informações do G1.

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.