A aviação brasileira deu um passo importante nesta sexta-feira, 14, com a estreia da 1ª aeronave abastecida com combustível sustentável. A Latam e a Airbus realizaram o primeiro voo de entrega de aeronave (Ferry Flight) utilizando Combustível Sustentável de Aviação (SAF).
O novo A320neo fez o trajeto da fábrica da Airbus em Toulouse (França) a Fortaleza (Brasil) com 30% de SAF produzido a partir de óleo de cozinha usado e misturado ao combustível convencional. A chegada da aeronave representa mais um passo para redução do uso de combustível e das emissões de CO2.
“No ano passado, anunciamos nosso interesse de alcançar 5% de uso de SAF até 2030, privilegiando a produção na América do Sul”, afirmou Ramiro Alfonsín, CFO do Grupo Latam em entrevista ao Só Notícia Boa, acrescentando que: “Esta decisão está baseada na nossa convicção de que os combustíveis sustentáveis de aviação serão importantes para a descarbonização de toda a nossa indústria.”
Sustentável e mais econômico
O A320neo oferece economia de combustível de 15% se comparado à tecnologia anterior da Airbus, podendo chegar a 20% em voos longos. De acordo com dados da fabricante, desde sua chegada ao mercado, a família A320neo evitou a geração aproximada de 20 milhões de toneladas de CO2 e uma redução de até 50% de poluição sonora.
A chegada da aeronave abre as portas para uma era repleta de possibilidades para a aviação brasileira. Hoje, um terço da produção de SAF no mundo é brasileira. A chegada da aeronave da Latam só propaga e incentiva outras operadoras a fazerem o mesmo.
Até o final de 2023, a Latam prevê pelo menos 31 aeronaves do modelo em operação, alcançando uma frota mais sustentável e econômica.
Combustível Sustentável de Aviação (SAF)
Produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, o Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é um produto sintético e com baixo teor de CO2.
O montante de 30% de SAF incorporado ao combustível utilizado no voo da Latam, possui um fator de redução de aproximadamente 80% do ciclo de vida do CO2 na comparação com o combustível convencional.
Ramiro Alfonsín ainda complementa que “a quantidade de SAF disponível a nível mundial atualmente é limitada, e o acesso a este combustível na América do Sul continua sendo um dos grandes desafios que enfrenta a descarbonização da indústria”
O executivo conta que a América do Sul tem um grande potencial de produzir o SAF, e com ele trazer contribuições significativas à ação climática. Por isso, é importante avançar em uma agenda que envolva os diferentes setores para promover sua produção em nossa região.
Em 2021, o grupo LATAM lançou uma nova estratégia de sustentabilidade com metas desafiadoras: quer que o SAF responda por 5% de todo o combustível consumido em suas operações até 2030, alcançar a neutralidade nas emissões de carbono até 2050, eliminar o plástico de uso único até 2023 e ser um grupo zero resíduos para aterros sanitários até 2027 com a finalidade de contribuir com a proteção dos ecossistemas da América do Sul pelos próximos 30 anos.
Por Só Notícia Boa
Fonte: noticiapositiva