Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Abilio cobra boa-fé no uso do ”bolsa enchente”: ”lei determina o que é incorreto, é necessário confiar que os recursos serão usados de forma responsável”

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), espera que os beneficiados com o auxílio emergencial utilizem o recurso de “boa-fé” para reconstruir ou adquirir aquilo que perderam durante a enchente.

O benefício no valor de R$ 1 mil, que será pago em parcela única, foi aprovado pela Câmara de Vereadores na quarta-feira (16) e será direcionado às famílias atingidas pelas chuvas registradas no último final de semana na capital.
“O que garante que o Bolsa Família é gasto da forma certa? O que garante que a verba indenizatória seja aplicada corretamente? É o princípio da boa-fé. Não posso criar dificuldade para dar suporte à maioria das pessoas que vão fazer a coisa certa por causa de uma minoria que pode fazer errado”, disse.
Abilio reforçou que não há como monitorar integralmente o destino do auxílio. Ele também argumentou contra a contratação de empresas para gerenciar os pagamentos.
“Se eu tiver que contratar uma empresa para gerir o cartão, imagine quanto isso vai custar. Esses 20% que seriam gastos com gestão, se forem aplicados de forma correta diretamente, saem mais baratos e mais rápidos”, justificou.
O benefício foi aprovado com regras claras: somente famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda de até três salários mínimos poderão receber o auxílio, desde que comprovem que residiam em imóveis diretamente impactados pelas enchentes.
Apesar da recomendação de evitar o uso do dinheiro para itens supérfluos, como jogos de azar, bebidas alcoólicas e tabaco, o prefeito enfatizou a confiança nas famílias.
“A lei diz para não fazer o errado. Se alguém fizer, será ciente de que está fazendo errado, mas não temos como cobrar previamente, apenas confiar que usarão o dinheiro para o que realmente precisam”, ressaltou.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.