Sophia @princesinhamt
Boas Ações

A Importância da Doação de Órgãos: Campanha Estrelada pela Família do Faustão no BrasilA doação de órgãos é um ato de solidariedade que pode salvar vidas

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A família do apresentador Fausto Silva, o Faustão, é a estrela de uma nova campanha do Ministério da Saúde para incentivar a doação de órgãos no Brasil. A iniciativa ocorre uma semana depois de ele ter feito o transplante de coração em meio a uma série de informações desencontradas e falsas.

O vídeo postado no Instagram do próprio Ministério mostra a mulher do apresentador, Luciana Cardoso, e os João Guilherme, Rodrigo e Lara, agradecendo as mensagens de carinho deixadas para o pai e convidando a população a se conscientizar sobre doações de órgãos.

Chamada de “Setembro Verde”, a campanha tem como principal mudar a visão do Brasil sobre o assunto. “Órgãos não vão para o céu. Eles têm uma segunda missão na terra”, disse João Guilherme.

“Setembro Verde”

A peça faz parte de uma campanha do Ministério da Saúde para chamar a atenção de como a doação de órgãos pode salvar várias vidas.

“Setembro é o mês da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos no Brasil, o Setembro Verde”, disse Luciana.

Já Rodrigo, o mais novo, lembra a importância do ato para a família, quanto para o paciente.

“É necessária uma união do Brasil inteiro em prol da doação”, explica o garoto.

No vídeo, todos usam uma camiseta verde na qual se lê em letras na cor branca o slogan da campanha.

“A esperança de uma segunda chance depende de você. Deixe explícita sua vontade de ser um . Assim você pode salvar a vida de quem precisa. Doe uma segunda chance, doe órgãos.”

Família engajada

A família do apresentador se comprometeu a estrelar campanhas e fazer a diferença para mudar a visão sobre o assunto no Brasil depois de Faustão ter recebido um coração por transplante no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Uma família disse sim para a doação de órgãos e esse ato de generosidade salvou a vida de Fausto Silva”, disse o texto publicado junto com pelo Ministério.

Transplante

No último dia 5 de agosto, Faustão precisou ser internado devido a insuficiência cardíaca. O quadro se agravou e o apresentador precisou entrar na fila de transplante de coração do SUS.

A notícia boa chegou dia 27, seguindo a ordem prioritária da fila única do SUS, Faustão foi operado e recebeu o coração doado.

O coração veio de um jogador de futebol, de 35 anos, que morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Em recuperação, a estrela da televisão fez um agradecimento ao pai do atleta.

“Quero fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma generosidade incrível, uma generosidade absurda, e proporcionou que eu continuasse vivo. Eternamente grato ao José Pereira da Silva, homem simples. Eu fico emocionado porque me deixou a chance de viver de novo”, disse Fausto muito emocionado.

Ainda quando o apresentador estava internado, a família de Faustão começou a campanha de doação de órgãos na internet.

Luciana, a esposa, criou um Instagram com histórias de pessoas que foram beneficiadas pela no país.

Leia mais notícia boa

Como me tornar doador?

Assim como Fábio, você também pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só é feita se houver autorização familiar.

Todos os órgãos vão para pacientes que estão na fila de transplante aguardando uma nova chance de viver. A lista é única, organizada por estado ou região, é monitorada pelo Sistema Nacional de Transplante.

Após o diagnóstico de morte encefálica, a família é comunicada e perguntada sobre a doação.

É fundamental que você converse com sua família ainda em vida e deixe claro seu desejo de doar!

Um único doador, que teve morte encefálica, pode ajudar até dez pessoas que estão na fila de espera. Olha que incrível!

Veja o vídeo da campanha estrelada pelos familiares do apresentador;

Internado desde o dia 5 de agosto, Faustão passou por um transplante de coração. Ele se recupera bem. Foto: Reprodução/Renato Pizzutto (Band).

Internado desde o dia 5 de agosto, Faustão passou por um transplante de coração. Ele se recupera bem. Foto: Reprodução/Renato Pizzutto (Band).

Com informações de Ministério da Saúde e Sistema Nacional de Transplantes

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.