Sophia @princesinhamt
Boas Ações

5 exemplos emocionantes de empatia infantil: gestos solidários que surpreenderam a todos.

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Crianças solidárias: 5 vezes que os pequenos mostraram empatia

Quando as crianças aprendem a se colocar no lugar do outro, o mundo se torna um lugar mais gentil. A empatia é foi chave em 2024 para um futuro mais solidário e compassivo. - Foto: Freepik
Quando as crianças aprendem a se colocar no lugar do outro, o mundo se torna um lugar mais gentil. A empatia é foi chave em 2024 para um futuro mais solidário e compassivo. – Foto: Freepik

Os pequeninos são muito incríveis, não é? Cada vez mais vemos crianças sendo solidárias e mostrando que a empatia pode mudar muito a vida das pessoas ao redor do mundo. Tá lindo de se ver!

Vemos diariamente exemplos emocionantes de crianças que, com gestos simples e puros, mas carregados de amor, têm demonstrado que a solidariedade não tem idade. A capacidade de se colocar no lugar do outro, de perceber as dificuldades alheias e de agir em prol do bem comum não é algo que surge da noite para o dia. 

Em 2024 publicamos no Só Notícia Boa, diversas histórias de crianças que mostraram  o quanto a solidariedade vale a pena. Relembre alguns desses momentos.

A Semente da Solidariedade: Por Onde Começa o Caminho?

Em muitas famílias, o conceito de “ajudar o próximo” começa a ser introduzido nos primeiros anos de vida.

Gestos simples, como compartilhar um brinquedo, dividir uma refeição ou se preocupar com o amigo que está triste, são as primeiras lições que nos preparam para o mundo da empatia.

Se você se questionar sobre como transformar esses pequenos gestos em atitudes sólidas que irão perdurar ao longo da vida, veja exemplos incríveis que nos trazem esperança e calor no coração para que no futuro as crianças continuem se sentindo motivadas a agir com compaixão.

Leia mais notícia boa

Meninas ajudam orfanato com dinheiro da mesada, unidas

Já ouviu a frase “quem quer faz, quem não quer manda”? Seis meninas quiseram, planejaram e fizeram. Com a mesada que ganham, as garotinhas de 9 e 10 anos ajudam crianças em situação de abandono do Educandário Santa Margarida, em Rio Branco. no Acre.

Elas usam o dinheirinho para comprar mantimentos para a entidade. Juntando as mesadas elas já ajudaram o Educandário três vezes, 3 meses seguidos. As amigas economizaram R$ 300 e também compraram produtos de higiene pessoal. 

Para dar nome ao trabalho solidário, elas criaram o projeto ‘Ame Amar’.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Alunos do RJ e SP se unem para ajudar comunidades vulneráveis no Natal

Alunos de diversas escolas do Rio de Janeiro e São Paulo se uniram para ajudar pessoas em vulnerabilidade social e financeira. Os estudantes criaram ações para levar mais esperança para quem precisa e aquecer o coração de pais, professores e toda a nação.

“Exercitando a solidariedade, nossos estudantes aprendem valores humanos necessários para a construção do senso de cidadania e de responsabilidade social, da empatia, do respeito e da fraternidade, contribuindo para a formação plena de alunos éticos e conscientes do seu papel na sociedade”, disse ao Só Notícia Boa Maria Inês Medeiros, Coordenadora pedagógica de uma das instituições participantes.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Menina faz festa de 12 anos e doa brinquedos no hospital do câncer

A festa de aniversário de 12 anos de Clara Luz Hermida, foi no Hospital do Câncer de Uberlândia, em Minas Gerais, como a menina sonhava. A ideia era levar esperança às crianças que estão em tratamento e doar a elas diversos presentes que Clara ganhou.

“Eu queria doar meus cabelos, mas por outros motivos o projeto tomou outro caminho. Eu e meus pais já conseguimos cadeiras de rodas para os pacientes, realizamos bazares para arrecadação de fundos e, neste ano, decidi que queria comemorar meu aniversário no hospital”, explicou.

Clara criou o Projeto “Esperança”. Ele ajuda crianças com necessidades físicas e financeiras em 6 cidades brasileiras.

Desde o começo de 2018, pelo Facebook, a menina criou uma corrente entre os amigos e familiares para conseguir somar cerca de 200 brinquedos de diversos tipos, que foram destinados à brinquedoteca do hospital. Além das doações, muitos parceiros apoiaram a causa e para transformar a ação em uma festa doaram bolos, doces e cachorros-quentes.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Halloween: em vez de pedir, crianças deixam doces para menino hospitalizado

Depois que esse menino ficou hospitalizado e não pôde sair para pegar doces de Halloween na vizinhança, os amigos passaram em sua porta e deixaram várias guloseimas para ele. Que ato mais incrível!

Amy Schmitt é mãe do pequeno Jacob e mora em Michigan, Estados Unidos. No Halloween, é tradição familiar a dupla sair pela residências próximas em busca de doces, mas uma emergência de última hora mudou tudo. O menino precisou ser internado. 

Na porta de casa, Amy deixou um bilhete avisando às crianças da região que não haveria doce, porque o garotinho estava internado. Comovidos, os amigos de Jacob passaram a deixar os doces na porta dele. Quando voltasse, tudo estaria ali, prontinho, do jeito que ele sempre esperou! Na falta de doces, a mãe e Jacob receberam amor!

Clique aqui e leia a matéria completa.

Crianças internadas apoiam jogador da NFL lesionado; sempre lutou por elas!

Crianças internadas no Mott’s Children’s Hospital, nos Estados Unidos, mostraram como o bem retorna a quem faz o bem, ao apoiar o jogador da NFL, Aidan Hutchinson, depois que ele sofreu uma lesão. A estrela do futebol americano sempre lutou pelos pequenos!

O hospital faz parte da Universidade de Michigan, a mesma faculdade que Aidan trilhou o caminho até a liga profissional do país. Desde dessa época, o atleta era muito presente na instituição e sempre visitava os pequenos.

Durante os jogos, Aidan escrevia o nome das crianças que ele conheceu no hospital em sua garrafa d’água. Segundo o astro, essa era uma maneira de motivá-lo ainda mais. Mas no último jogo, o rapaz quebrou a perna e vai perder a temporada. No mesmo dia, as crianças do hospital gravaram um vídeo em forma de homenagem: todas elas tinham o nome de Aidan em suas garrafinhas. Que lindo!!!!

Clique aqui e leia a matéria completa.

A prática da solidariedade não é apenas uma questão de ensinar o que é certo ou errado, mas de proporcionar um ambiente onde as crianças experimentam, de fato, o que é cuidar de alguém, sentir o sofrimento do outro e agir para aliviar esse sofrimento.

Crianças solidárias mostram que a verdadeira força está em ajudar o próximo. Com pequenos gestos de empatia, elas ensinam a todos ao redor o valor da compaixão. – Foto: Freepik

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.