O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), fornece orientações sobre quando acioná-lo e também para a conduta da pessoa que acompanha a vítima durante o processo de socorro médico.
De acordo com a coordenadora do Samu, Silvana Kruger, as instruções repassadas pelos médicos do serviço, por ligação telefônica, são essenciais para os primeiros socorros e podem evitar que a vítima vá a óbito ou tenha sequelas permanentes.
“É essencial que a vítima ou o seu acompanhante saiba passar as informações corretas do ocorrido, para que possamos passar as primeiras orientações a fim de estabilizar a vítima e dar as instruções à equipe que prestará o atendimento no local”, explicou.
O Samu atende a população em situações de urgência e emergência 24 horas por dia e atua de maneira integrada com os demais serviços de saúde, prestando o primeiro atendimento a pacientes em risco. O serviço é gratuito e fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do número 192.
Como devo me comportar ao acompanhar uma ocorrência do Samu?
– Mantenha a calma;
– Fiquei próximo à vítima;
– Informe endereço, pontos de referência, idade, e se possível, doenças que o paciente possua;
– Descreva com clareza o acontecido, para receber as orientações necessárias;
– Siga as orientações passadas pelo médico.
Quando ligar para o Samu?
– Problemas cardiorrespiratórios;
– Queimaduras graves;
– Dor forte no peito (infarto);
– Engasgos;
– Acidentes ou traumas com vítimas;
– Afogamentos;
– Acidentes de trânsito com vítimas;
– Suspeita de infarto ou AVC;
– Crises convulsivas;
– Situações de urgência e emergência, com risco de morte ou sofrimento do paciente.
Fonte: mt.gov.br