Começa neste domingo o pico da chuva de meteoros Perseidas. No Brasil, as áreas mais favoráveis para observar o fenômeno a olho nu estão na região Norte. Mas em outros locais também será possível admirar, embora com menos estrelas cadentes aparecendo no céu.
No momento de atividade máxima, poderão ser observados até 100 meteoros por hora. O Observatório Nacional informou que, considerando que a Lua estará 50% iluminada, a observação será possível a partir da meia-noite até o nascer do Sol.
O astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional (ON/MCTI), lembrou que a previsão de auge da atividade está previsto para a madrugada de 12 de agosto, porém a chuva de meteoros vai continuar até terça-feira.
E se o céu estiver nublado?
A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, define o fenômeno como “bolas de fogo” – explosões maiores de luz e cor que ficam mais tempo no céu.
Em caso de céu encoberto aí onde você está, é possível acompanhar as estrelas cadentes pela internet.
Existem aplicativos astronômicos para smartphones Android e iPhone (iOS), como Star Walk 2: Mapa do céu e Statellites Tracker, que ajudam a observar.
Leia mais notícia boa
Fenômeno esperado
Todos os anos, por volta dos meses de julho e agosto, a chuva de meteoros Perseidas é esperada no mundo inteiro.
A chuva tem origem nos detritos do 109P/Swift-Tuttle, um enorme cometa que leva 133 anos para orbitar o Sol – cuja última passagem foi em 1992, segundo a Nasa.
De acordo com a agência, a próxima visita do cometa Swift-Tuttle deve ocorrer apenas no século 22.
O nome Swift-Tuttle
Em 1862, o cometa foi descoberto pelos astrônomos norte-americanos Lewis Swift (1820-1913) e Horace Tuttle (1837-1923), daí o nome.
Porém, a conexão entre o corpo celeste e a chuva de meteoros só veio em 1865 e coube ao italiano Giovanni Schiaparelli (1835-1910), estudar o fenômeno, de acordo com o Observatório Nacional.
Se tiver uma companhia interessante, fica ainda mais romântico assistir à chuva de meteoros desta noite/madrugada.
Fonte: sonoticiaboa