O PT errou em relação ao desenvolvimento do agronegócio do país. E quem admite isso é o próprio Partido dos Trabalhadores. Nesta semana, a coordenação do programa de governo da legenda, que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República, classificou como equívoco a presença do termo “regulação da agroindústria” no material enviado à Justiça Eleitoral.
Em nota, a coordenação petista falou que um novo documento será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no que se refere ao programa de governo proposta por Lula, caso a chapa liderada por ele e pelo vice Geraldo Alckmin (PSB) conquiste o direito de comandar o Palácio do Planalto pelo decorrer dos próximos quatro anos. Fora isso, a sigla partidária fez questão de ressaltar o intuito de “agregar valor à produção agrícola” do Brasil.
A admissão de erro em propor a regulação da agroindústria fez, no entanto, com que o PT chamasse a atenção dos leitores que acompanham o Canal Rural. A notícia sobre o conteúdo que constava no programa de governo de Lula foi a mais lida da semana na editoria de ‘Agricultura’.
PT, Lula e outros: mais lidas de ‘Agricultura’
Com a notícia sobre o PT de Lula na liderança, confira quais foram os outros conteúdos que formam o top five desta semana de mais lidas no site do Canal Rural:
-
5 — Importação de milho e farelo de soja para a China
A China derrubou protocolos e, assim, avançou para começar a importar mais dois produtos da agricultura brasileira: farelo de soja e milho. A informação foi dada em primeira mão pelo comentarista Glauber Silveira, do Canal Rural, que participou de evento sobre o tema em Brasília.
China derruba entraves e avança para importar milho e farelo de soja
-
4 — La Niña vai durar mais tempo
Fenômeno climático caracterizado pelas mais temperaturas, o La Niña vai durar por mais tempo — em relação ao que se foi estimado inicialmente. De acordo com relatório divulgado recentemente pelo Departamento de Meteorologia dos Estados Unidos, tal condição só perderá força a partir do outono do próximo ano.
La Niña ainda vai durar mais tempo; saiba até quando
-
3 — Rajadas de vento de quase 100 km/h
E diante de um La Niña persistente, ondas de frio, fortes ventanias e ciclones podem ocorrer. Não só podem como ocorreram nesta semana no Brasil. No início da semana, por exemplo, a passagem de um ciclone extratropical fez com que rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora fossem registradas na costa da região Sul.
Ciclone extratropical traz rajadas de vento de 100 km/h
-
2 — Tabela de preços para tratores
Responsável pela formulação da lista de referência para compra e venda de carros, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas apresentou uma novidade nesta semana. Agora, a entidade, responsável pela “tabela Fipe”, passa a exibir preços de dois tipos de veículos usados no dia a dia de trabalho nas lavouras: tratores e colheitadeiras. De início, 177 modelos de tratores e 64 colheitadeiras, com até dez anos de uso, aparecem no levantamento.
Fipe lança tabela com referência de preços para tratores e colheitadeiras
-
1 — PT assume erro contra a agroindústria
No programa de governo da chapa Lula e Alckmin encaminhada ao TSE, o PT admitia o interesse de, em uma eventual vitória da dupla, de implementar a “regulação da agroindústria”. Criticado, o trecho será retirado do documento, prometeu a equipe do coordenador do programa petista, o ex-senador Aloizio Mercadante. Além disso, o partido admitiu que foi um erro fazer tal proposta.