O verão 2022/23 do Hemisfério Sul vai começar com ar seco e quente na faixa que vai desde Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, passando pelo oeste de Santa Catarina e do Paraná. Nestas áreas, as temperaturas serão altas e queda acentuada na umidade do ar será registrada ao decorrer desta quarta-feira (21).
+ Confira a previsão para a nova estação
A chuva, no entanto, continua no litoral norte gaúcho e nas costas catarinense e paranaense. De acordo com a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo, essa faixa da região sulista deve ficar atenta para mais transtornos climáticos em meio à transição da primavera para o verão. A saber: a troca de estação ocorrerá às 18h48 (no horário de Brasília).
“O solo [em Santa Catarina] ainda está encharcado, há risco para danos” — Fabiene Casamento
“Santa Catarina permanece em alerta e ainda com condição de chuva constante. Hoje, os acumulados não serão tão elevados quanto os de ontem e os de antes de ontem, mas como o solo ainda está encharcado, há risco para danos”, avisa Fabiene. Conforme informado pelo site do Canal Rural, as recentes chuvas no estado provocaram mortes, deslizamentos, bloqueios de estrada e paralisação de um porto.
A meteorologista explica, contudo, que a previsão do tempo para hoje indica que os acumulados devem seguir sobre parte do estado paranaense. “Ou seja, a forte infiltração marítima sobre o leste de Santa Catarina e do Paraná está favorecendo a formação de chuva persistente”, afirma. “Mas que terá agora os acumulados mais elevados sobre o litoral do Paraná”, avisa Fabiene.
Verão começa com frio, chuva e ciclone
No Sudeste, por outro lado, o verão começa com frio, chuva, céu fechado e acumulados altos no litoral paulista e na Costa Verde (RJ). A chuva diminui na capital paulista, mas ainda chove fraco (sendo de intensidade mais moderada pelo sul da cidade de SP) e o sol não aparece. Dessa forma, a previsão tempo indica frio para a maior cidade do país.
Temporais intensos na linha da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que ainda não vai embora, afetam o início do verão em pontos do Sudeste e do Centro-Oeste. Segundo informações da Climatempo, tal fenômeno climático irá atuar nesta quarta-feira sobre ao menos seis áreas do país:
- Oeste ao leste de Mato Grosso;
- Centro de Goiás (incluindo a capital Goiânia);
- Distrito Federal;
- Estado do Rio de Janeiro;
- Oeste, centro e leste de Minas Gerais (incluindo a capital Belo Horizonte); e
- Espírito Santo.
Além da ZCAS, o Espírito Santo recebe influência dos ventos úmidos do mar e de cavados meteorológicos nos níveis médios e altos da atmosfera. Dessa forma, o estado capixaba fica em alerta máximo para transtornos relacionados à chuva volumosa. Vale ressaltar que, de acordo com a previsão do tempo para hoje, há a atuação de um ciclone extratropical. Assim, temporais e as pancadas de chuva devem se intensificar nesta quarta-feira — data que marca o fim da primavera e o início do verão no Hemisfério Sul.
Alertas meteorológicos na previsão do tempo para hoje
Na transição da primavera para o verão, a Climatempo destaca o que deve ocorrer, por exemplo, em alguns pontos do país. De acordo com a empresa de meteorologia, o dia terá, mar agitado e temporais. Além disso, a possibilidade de queda de granizo também não está descartada.
-
Mar agitado
O mar fica agitado na costa fluminense e no litoral norte paulista.
-
Ressaca e ondas grandes
Há aviso de ressaca entre São Sebastião (SP) e Búzios (RJ). A saber, isso deve ocorrer até às 15h desta quarta-feira (21). Ondas de 2,5 e 3,0 metros de altura poderão ser registradas, segundo a Marinha do Brasil.
-
Chuva isolada
Pelo Nordeste, entretanto, a chuva é isolada. Ela deve ser mais forte do sul ao oeste da Bahia, no centro-sul do Piauí e em boa parte do Maranhão. O tempo, por outro lado, será estável e com céu aberto entre Salvador (BA) e o sul de Pernambuco.
-
Temporais
Temporais se espalham pela região Norte do país, principalmente no Amazonas e no Tocantins, conforme indica a previsão do tempo para hoje. Isso porque os dois estados terão os maiores volumes, onde não se descartam danos nas demais áreas.
-
Granizo
Nesta quarta-feira (21), dia que marca o início do verão no Hemisfério Sul, a possibilidade de queda granizo é real. Tal fenômeno climático pode ocorrer, a saber, sobre a faixa que engloba o Espírito Santo, o sul baiano e o norte mineiro.
-
Mais de 100 milímetros
De acordo com a previsão do tempo para hoje, os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros sobre: Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, sul do Tocantins, Pará, Amapá, litoral de São Paulo, litoral do Paraná, em pontos do Rio do Janeiro, do Amazonas e no sul de Roraima.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural