Terça-feira (28) com chuva em boa parte do país. Destaque para os temporais e a chuva volumosa no Sudeste devido ao avanço da frente fria. Tal situação pode provocar transtornos no Vale do Paraíba, na Zona da Mata Mineira, no estado do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.
+ Com 32 mil afetados por chuvas, Acre entra em situação de emergência
Enquanto isso, instabilidades tropicais mantêm a chuva volumosa em áreas do Norte e do Nordeste. Há possibilidade de chuva volumosa entre o Acre e o Amazonas, além da faixa que engloba Pará, Maranhão, Piauí e Ceará. Nessas áreas, os volumes podem chegar aos 80 milímetros (mm), mantendo diversas cidades em situação de emergência devido ao excesso de umidade. Há risco para transbordamento de rios e muitas inundações, além dos deslizamentos de terra.
De forma mais pontual, a chance de chuva é nula no sudoeste de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do Brasil Central são esperadas apenas pancadas isoladas. O mar segue agitado na costa gaúcha, com ondas de até 2,5 metros de altura.
Chuva volumosa x tempo seco
O tempo seco nesta terça-feira predomina em praticamente todo o Rio Grande do Sul e avança por boa parte de Santa Catarina. Pelo Sudeste, o dia será de tempo firme no norte mineiro, com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 25%. Tempo firme na maior parte da Bahia e no centro de Pernambuco.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Dia de Ajudar no Google News.
Fonte: canalrural