A terceirização de serviços financeiros está passando por uma transformação profunda impulsionada por inovações tecnológicas, modelos de negócio sustentáveis e a busca por eficiência operacional. Esse foi o tema central do episódio 10 do ConacrediCast, podcast gravado durante o Congresso Nacional do Crédito Agro. O bate-papo reuniu os representantes da Inovation Business, Ricardo Banzoli e Eric Miranda, e o Diretor Financeiro Latam da Indigo Ag, Roberto Pereira. Eles debateram o panorama atual e as perspectivas futuras da terceirização financeira, com um olhar especial sobre o papel de tecnologias emergentes e práticas sustentáveis no setor.
“Ao longo dos anos, percebemos que atender a essas demandas exigia ir além do corte de custos. Foi necessário criar um braço de tecnologia, com plataformas e sistemas que interagissem com grandes RPs (sistemas de planejamento de recursos empresariais), normalmente mais engessados e onerosos”, explicou Banzoli. A proposta foi de criar uma abordagem mais ágil e flexível, possibilitando maior eficiência no controle financeiro e no atendimento às necessidades específicas dos clientes.
Se por um lado a Inovation traz a força da tecnologia, por outro, a Indigo Ag, empresa multinacional de biotecnologia aplicada ao agronegócio, contribui com uma perspectiva de sustentabilidade e financiamento no setor. Roberto Pereira, Diretor Financeiro Latam da Indigo, destacou a importância de modelos de crédito mais justos e alinhados com as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança).
“Nosso foco é oferecer produtos biológicos e, ao mesmo tempo, apoiar o produtor rural com soluções de financiamento”, afirmou Pereira. Ele explicou que a Indigo trabalha com uma esteira clássica de análise de crédito, que inclui checks de conformidade com questões ambientais e sociais, como verificações de trabalho escravo e respeito à Amazônia Legal. A parceria com a Inovation permite acelerar o processo e garantir maior rigor e transparência na concessão de crédito.
Durante o episódio, Pereira destacou uma prática que vem se fortalecendo no mercado: a exigência de conformidade socioambiental para a concessão de crédito. “Ao analisar o perfil do produtor rural, nós verificamos o cumprimento de critérios de ESG. Isso inclui o uso de biológicos em suas lavouras e o respeito a questões ambientais”, pontuou. Para a Indigo, não se trata apenas de oferecer crédito, mas de educar o mercado e fomentar a sustentabilidade. Na prática, isso se reflete na possibilidade de o produtor ter acesso a um financiamento que não está atrelado à obrigatoriedade de compra exclusiva de produtos da Indigo, mas que incentiva a adoção de práticas sustentáveis.
“Não é um financiamento casado. Nós ajudamos o produtor com parte do custeio, e ele tem a liberdade de escolher”, reforçou Pereira. Essa abordagem, segundo o executivo, permite ao produtor rural buscar um manejo mais eficiente e, ao mesmo tempo, garantir o acesso a crédito com condições diferenciadas.
Tecnologia, parcerias e o futuro
Olhar para o futuro da terceirização de serviços financeiros requer a compreensão das tendências tecnológicas e regulatórias. Ricardo Banzoli destacou o papel da Inteligência Artificial (IA) e do Big Data na análise de crédito, ferramentas que aceleram a coleta de dados e a avaliação de riscos. Segundo ele, o desafio está em transformar o volume massivo de informações em insumos ágeis para a tomada de decisão.
Para Roberto Pereira, o futuro também está na expansão dos produtos biológicos e na incorporação de novos elementos sustentáveis ao financiamento. A Indigo, conforme ele revelou, prepara uma série de lançamentos de bioinseticidas, biofungicidas e outros biocontroles para o mercado brasileiro. “Nosso objetivo é proporcionar ao produtor uma solução completa para o controle biológico, com mais sustentabilidade e rentabilidade”, afirmou.
A terceirização de serviços financeiros caminha para um modelo mais colaborativo, tecnológico e sustentável. A Inovation Business e a Indigo são exemplos de como a parcerias estratégicas podem transformar o setor. De um lado, o uso da tecnologia e da Inteligência Artificial para análise de crédito; de outro, a adoção de práticas sustentáveis e o fomento ao uso de biológicos no agronegócio. Juntas, essas abordagens oferecem uma visão de futuro em que a eficiência econômica e a responsabilidade socioambiental caminham lado a lado.
———————-
Sobre a Indigo Ag
A Indigo Ag é uma empresa global de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para uma agricultura mais sustentável. Fundada em 2013, e já presente em 14 países, ela se destaca, dentre outros fatores, por ser uma das únicas no mundo desenvolvendo biológicos de alta performance a partir de microrganismos endofíticos associados a bioinformática e data science. Através do uso da ciência e da tecnologia a Indigo transforma a sustentabilidade em valor para agricultores, agronegócios e corporações. Mais informações no portal da Indigo.