“Eu é quem deveria estar homenageando a esses produtores. Eles é que merecem, porque foram eles que fizeram, que estão fazendo e vão continuar fazendo”. A afirmação é do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli ao receber o grande homenageado na 10ª edição do Show Safra com o mérito “O Semeador”, nesta terça-feira (21).
A comenda é entregue pela Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento do Rio Verde para personalidades que ajudaram a plantar boas ações para o desenvolvimento de Mato Grosso.
Alysson Paolinelli é tido pela classe como o patrono da agricultura tropical. Seu trabalho como Secretário de Agricultura chamou a atenção do Governo Federal, que convidou Alysson Paolinelli para o Ministério da Agricultura.
O cargo foi assumido em março de 1974 e abriu um período de políticas marcantes para o setor e para o desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro.
“Para mim é acordar diante de um sonho. Aqui era um grande vazio na década de 1970. Hoje, eu volto aqui e vejo esse sonho se transformando em realidade. Realidade por quê? Não pense que eu não fiz nada. Ninguém faz nada sozinho. O que nós fizemos foi trazer ao produtor uma palavra de confiança, uma orientação técnica, um crédito adequado e esforço. Isso aqui é um exemplo hoje”, declarou ao receber a homenagem.
Prêmio é reconhecimento aos que contribuíram com o agro
O mérito “O Semeador” foi criado em 2008 pela Fundação Rio Verde e é um reconhecimento em vida às pessoas que contribuíram de forma significativa para o crescimento econômico e social do estado.
Conforme o diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli, hoje Lucas do Rio Verde é destaque nacional pela ampla produção agrícola “graças às pesquisas de melhoramentos genéticos realizadas por Alysson Paolinelli foi possível produzir a soja no estado”.
“A cultura da soja não era possível ser produzida nas condições climáticas de Mato Grosso e após as pesquisas desenvolvidas por Paolinelli foram possíveis os melhoramentos genéticos para a produção de soja no Cerrado. Esse avanço na produção de alimentos, a imponência no Brasil na produção de alimentos, são resultados do entusiasmo científico de Alysson Paolinelli”.
O Show Safra, organizado pela Fundação Rio Verde, ocorre em Lucas do Rio Verde e vai até sexta-feira (24). Com entrada gratuita e muita tecnologia e inovação, a feira é aberta das 8h às 18h.
Em sua 10ª edição, o Show Safra espera uma movimentação em negócios na ordem de R$ 10 bilhões e aproximadamente 80 mil pessoas durante os quatro dias de evento.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real
Fonte: canalrural