Em 2023 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) registrou a presença de 109.160 pessoas em cursos, treinamentos e capacitações voltadas para a educação, formação profissional e promoção social. Para 2024, segundo a instituição, uma nova forma de levar conhecimento para o campo foi estudada.
Entre janeiro e dezembro foram realizados 7.916 eventos pelo Senar-MT, sendo 5.625 na zona rural e 2.282 na urbana. As ações foram promovidas em parceria com os Sindicatos Rurais de Mato Grosso.
Conforme o gerente de operações do Senar-MT, Darion Liziê, o resultado alcançado em 2023 faz parte de uma série de iniciativas voltadas para a educação, formação profissional e promoção social.
Ele ressalta que o foco da instituição esteve voltado na ampliação de competências técnicas e práticas ligadas às atividades agrícolas, assim como na melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais.
Ainda segundo ele, as ações também buscaram impulsionar a adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis, visando não apenas o aumento da eficiência produtiva, mas também a preservação ambiental.
Nova forma de capacitação
O superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, comenta que as capacitações nos moldes que estão sendo implementadas atendem sem dúvida uma boa parcela da sociedade que anseia em entrar no universo do agronegócio.
“Uma nova forma de capacitação para 2024 foi estudada na instituição e certamente teremos o que o setor do agronegócio precisa realmente, ou seja, mão de obra capacitada a altura da agricultura que nosso estado apresenta”.
Centros de Treinamentos
Atualmente o Senar-MT dispõe de três Centros de Treinamento localizados nos municípios de Sorriso, Campo Novo do Parecis e Rondonópolis. Esses centros têm como objetivo a capacitação em operação e manutenção de máquinas agrícolas e suas tecnologias. No decorrer do ano de 2023, foram ministrados um total de 391 cursos nesses locais.
De acordo com a instituição, ao longo de 2023 tais centros foram submetidos a uma significativa estruturação, que incluíram a aquisição de carreta-tanque agrícola e um tanque de combustível. Além disso, parcerias foram realizadas para treinamentos envolvendo maquinários.
“Essas iniciativas representam um importante passo na busca pela excelência em nossos Centros de Treinamento, proporcionando condições ideais para o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados no setor de máquinas agrícolas. Estamos comprometidos em oferecer uma experiência de aprendizado enriquecedora e alinhada com as mais recentes inovações do mercado”, ressalta o gerente de Operações, Darion Liziê.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do dia de ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural