Nos próximos dias, a previsão indica aumento do volume de chuvas e intensificação das áreas de instabilidade em grande parte do Centro-Sul do Brasil.
Nesta semana, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irá se desconfigurar à medida que a aproximação de uma frente fria e um novo canal de umidade se estabelecem no Sul do Brasil.
Para segunda-feira, os mapas de previsão de chuva acumulada mostram a persistência das chuvas sobre o Sudeste e intensificação das chuvas nos estados do Paraná e de Santa Catarina.
Confira a previsão de chuvas para o seu estado
O cavado continua atuando no estado do Paraná e a baixa pressão na costa gaúcha, mantendo as instabilidades na maior parte da Região Sul do Brasil.
Há previsão para pancadas de chuva e risco para temporais isolados no norte do RS, oeste de SC e centro-oeste do PR.
Em Porto Alegre, a chuva deve ser isolada e passageira, já em Florianópolis e em Curitiba, pode cair em vários períodos.
Essas instabilidades são associadas a presença de um cavado meteorológico, circulação de ventos, presença de uma baixa pressão na Argentina e fluxo de umidade que vem da Amazônia.
Na segunda-feira, os temporais se estendem por mais áreas do estado de São Paulo e de Minas Gerais, inclusive na capital paulista e mineira, assim como no centro-sul do Rio de Janeiro.
Na terça-feira, o tempo permanece igual, com exceção de algumas áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Na segunda-feira, o norte de Mato Grosso e o leste de Goiás podem receber fortes pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento.
Chove em vários períodos do dia no oeste e noroeste de MT, assim como em Cuiabá. Em Campo Grande, as pancadas devem ser isoladas.
Na terça-feira, a Região segue com predomínio de instabilidades em todos os estados.
Sol com chuva leve e passageira do sul da Bahia até o litoral do Rio Grande do Norte.
Pode chover a qualquer hora em Fortaleza e em São Luís. Chuva forte no sul do Maranhão.
No início da semana, o tempo fica firme apenas no leste do Piauí e no interior de Pernambuco.
Risco para tempestades no centro-norte do Amapá, centro-sul e faixa leste do Amazonas.
Nestas áreas do estado amazonense, a chuva pode ocorrer em vários momentos do dia, assim como no sul do Pará e do Tocantins.
Na terça, o tempo abre apenas em Rondônia.
Fonte: canalrural