Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Reoneração de combustíveis, invasões de terra, ‘mal da vaca louca’ e trabalho escravo no RS

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A desoneração de impostos federais sobre combustíveis teve fim no início da semana passada. No mesmo período, o comentarista Miguel Daoud se revoltou diante do anúncio de invasões de terra pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

+ Confira 12 fatos que marcaram o agro na semana

Também comentarista do Dia de Ajudar, o jornalista avisou: é preciso ficar atento para que, no fim da história, o setor produtivo não seja o único responsável a “pagar a conta” em uma eventual reforma tributária a ser defendida pelo governo.

Projeções que indicam o aumento das exportações de soja e milho pelo Brasil, pedidos para revogação do atual acordo com a China em relação à exportação de carne bovina, o resultado do PIB do agro em 2022 e a divulgação do resultado do teste do caso de “mal da vaca louca” identificado no Pará foram outras notícias que movimentaram o setor agropecuário na última semana.

E o que esses assuntos tiveram em comum? Eles ganharam destaque no telejornal ‘Mercado & Companhia’.

Os destaques da semana no ‘Mercado & Companhia’

mercado-e-cia

Foto: Dia de Ajudar/divulgação

Confira, abaixo, o que foi notícia na última semana no ‘Mercado & Companhia’, telejornal exibido pelo Dia de Ajudar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30:

Fim da desoneração dos impostos federais sobre combustíveis, impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia no agronegócio após um ano do início do conflito, ritmo acelerado na colheita de soja em Mato Grosso e lançamento da edição 2023 do anuário da piscicultura brasileira (setor que movimenta R$ 9 bilhões por ano) estiveram entre os destaques. O telejornal também apresentou os balanços do Show Rural Cotricampo e da Gulfood.

Revolta de Miguel Daoud diante de invasões de terras na Bahia e o alerta de Alexandre Garcia sobre a possibilidade de o setor produtivo acabar “pagando a conta” numa eventual reforma tributária promovida pelo governo federal tiveram vez no ‘Mercado & Companhia’. Chuvas irregulares no Rio Grande do Sul (mas que mesmo assim ajudaram lavouras) e a liberação de linha emergencial de crédito para produtores rurais e pescadores do litoral de foram outros assuntos do dia do programa, que ainda deu destaque às animadores projeções sobre as exportações de milho e soja pelo Brasil no boletim ‘AgroExport’.

Pedidos para a revogação do protocolo entre Brasil e China para exportação de carne bovina, dos preços do diante do caso de “mal de vaca louca no país”, anúncio de redução dos preços da gasolina e do diesel pela Petrobras, aumento da safra brasileira de soja e milho segundo consultoria e elevado custo de mão de obra para trabalho no campo em Mato Grosso. Esses foram os destaques da edição do telejornal.

Lucro recorde da Petrobras em 2022, recuo do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira e pedido do governo do Rio Grande do Sul para que a esfera federal promova ações contra a estiagem no estado foram algumas das notícias do dia. O ‘Mercado & Companhia’ da vez também deu destaque às movimentações de entidades do setor contra o crescimento de invasões de terra e aos fatores que podem reduzir — ou ampliar — os preços dos fertilizantes.

Confirmação de que o caso de “mal da vaca louca” identificado no Pará era atípico — e a projeção de quando o Brasil poderá voltar a exportar carne bovina para a China — foi o grande da edição de sexta-feira. O telejornal exibido pelo Dia de Ajudar ainda abordou temas como a repercussão da situação de trabalho análogo à escravidão em vinícolas do Rio Grande do Sul, queda do preço do trigo, mais invasões de terra e a primeira visita do presidente Lula a Mato Grosso desde que voltou ao comando do Palácio do Planalto.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli e Beatriz Gunther.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Dia de Ajudar no Google News.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.