O plantio da safra 2022/23 de soja chegou na quinta-feira (15) a 0,1% da área estimada para o Brasil, em linha com o percentual apurado um ano atrás, segundo levantamento da AgRural.
Os trabalhos iniciais concentram-se no Paraná. Conforme esperado, a semeadura no estado começou assim que o vazio sanitário chegou ao fim, no dia 10. As primeiras áreas plantadas estão no oeste e no sudoeste do estado e receberam sementes nos intervalos de tempo firme da semana passada.
- Safra mundial de soja é indicada pelo USDA em relatório de setembro
- Especialistas dão dicas de manejo contra lagarta resistente à soja BT
Alguns poucos talhões, a maior parte irrigados, também já foram semeados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde o vazio sanitário terminou no dia 15. Boas chuvas atingiram alguns pontos de Mato Grosso, mas a maioria dos produtores espera por mais umidade para dar a largada na semeadura.
Milho
O plantio de milho verão da temporada 2022/23 chegou na quinta-feira (15) a 22,1% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 17,2% uma semana antes e 21,5% no mesmo período do ano passado.
Os trabalhos seguem concentrados nos três estados do Sul, como é normal nesta época do ano, e são puxados pelo Rio Grande do Sul. As condições climáticas são favoráveis e, por ora, a maior preocupação dos produtores é com o controle da cigarrinha.