O Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) anuncia uma nova chamada de propostas com foco na mudança do uso da terra e agropecuária. Sobretudo, o objetivo da chamada é fomentar pesquisas que abordam soluções para a redução do desmatamento e da degradação florestal em todos os biomas e, com isso, reduzir emissões de CO2 no setor de mudanças de uso de solo.
+ Cooperativismo no agro paranaense é o destaque do Agronomia Sustentável
+ Frente parlamentar promove debate sobre bioinsumos
A chamada do programa também visa apoiar o desenvolvimento de estratégias ao longo da cadeia de produção de alimentos no campo. Além disso, ainda aumenta a produtividade agropecuária e contribui para a segurança alimentar e nutricional no país e no mundo, em face das mudanças climáticas globais.
Modalidades do programa
A FAPESP reservou R$ 10 milhões para apoiar projetos selecionados no âmbito da chamada. Pesquisadores poderão pleitear financiamento em quatro modalidades de Auxílio à Pesquisa:
- Jovem Pesquisador;
- Temático;
- Regular;
- PITE (Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica).
Serão priorizadas as propostas que considerem em sua abordagem não apenas o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas nº 13 (“Ação contra Mudança Global do Clima”), mas também os ODS nº1 – Erradicação da Pobreza; 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; e 5 – Igualdade de Gênero.
Também terão preferência os pesquisadores que considerem oportunidades de cooperação internacional. As propostas devem ser submetidas pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 3 de março de 2023.
Fonte: canalrural