Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Produção de Café do Brasil em 2025: Volume estimado de 51,81 milhões de sacas!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A safra total dos Cafés do Brasil prevista para o ano-cafeeiro 2025, incluindo o somatório da produção das duas espécies cultivadas no País, Coffea arabica (café arábica) e Coffea canephora (café robusta+conilon), foi estimada em um volume físico equivalente a 51,81 milhões de sacas. E, assim, caso essa estimativa se confirme ao longo do ano, tal desempenho representará um ligeiro decréscimo de 4,4% em relação à safra efetiva colhida em 2024, que foi de 54,21 milhões de sacas de 60kg.

Com base nos dados desta estimativa, verifica-se que o volume previsto especificamente para o café da espécie de C. arábica deverá atingir o correspondente a 34,68 milhões de sacas, as quais estão sendo cultivadas numa área de 1,48 milhão de hectares , o que permitirá obter uma produtividade média de 23,43 sacas/ha.

Assim, caso tais números se confirmem, a produção dessa espécie equivalerá a aproximadamente 66,94% da safra total prevista para 2025. Entretanto, vale destacar que esse volume do C. arábica denota uma expressiva redução na produção de 12,4%, caso seja comparado com a obtida no ano-cafeeiro de 2024, que foi de 39,59 milhões de sacas.

Complementando essa análise com base nos dados da safra de 2025 prevista para a espécie de C. canephora , cuja produção estimada estabelece um volume físico equivalente a 17,13 milhões de sacas de 60kg, que estão sendo cultivados em uma área de 369,7 mil hectares , merece destacar o fato de que, caso esses números se confirmem, essa espécie obterá uma produtividade média bastante expressiva de 46,3 sacas/ha.

Dessa forma, verifica-se ainda que a produção total dessa espécie estimada para o ano-cafeeiro 2025 no somatório das safras dos diferentes estados produtores equivalerá a 33,06% da produção nacional, e que, além disso, tal estimativa também registrará um grande crescimento de 17,2%, na comparação com a safra anterior, que foi de 14,61 milhões de sacas.

Antes de obrigação com esta análise e divulgação por meio do Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café , no caso em tela desta primeira estimativa da safra dos Cafés do Brasil prevista para o ano-cafeeiro 2025, convém esclarecer e destacar que os dados e os números este estudo técnico foi obtido do  1° Levantamento da Safra de Café de 2025 – janeiro 2025 , da Companhia Nacional de Abastecimento –  Conab . Tal levantamento, assim como todas as demais edições trimestrais estão disponíveis na íntegra no  Observatório do Café  do Consórcio citado, que é uma rede integrada de pesquisa e inovação coordenada pela  Embrapa Café .

Vale também ressaltar que, no contexto deste Primeiro Levantamento da Safra de Café 2025, verifica-se que as duas espécies dos Cafés do Brasil são produzidas nas cinco regiões geográficas do País, com maior ou menor escala em praticamente vinte estados da Federação, incluindo o Distrito Federal.

Dessa forma, constata-se que na  Região Sudeste  a produção total estimada para o ano-cafeeiro de 2025 deverá atingir uma soma muito expressiva de 44,93 milhões de sacas, que representarão o equivalente a 86,72% da produção total em nível nacional , o despeito de tal desempenho representa uma queda próxima de 6% em relação ao ano anterior, que foi de 47,75 milhões de sacas.

A sequência vem a  Região Nordeste , cuja safra estimada para este ano foi de 3,41 milhões de sacas, que representam 6,58% da safra nacional, e, assim, denota um crescimento em torno de 11%, na comparação com a de 2024, que foi de 3,07 milhões de sacas.

Na terceira posição, destaca-se a  Região Norte  com 2,24 milhões de sacas, que equivale a 4,34% do total nacional, e, além disso, um crescimento de 6,2% em relação à safra anterior, que foi de 2,11 milhões de sacas efetivamente colhidas em 2024. Na quarta colocação desse ranking, figura a  Região Sul que manteve a mesma produção do ano anterior, com 675,30 mil sacas (1,30%). E, por fim, na quinta posição regional, vem o  Centro-Oeste , cuja safra estimada foi de 463,10 mil sacas de volume físico que corresponde a um desempenho próximo de 1,0% da safra nacional, além de representar um decréscimo expressivo de 11,6% em relação à safra do ano anterior, que foi um volume equivalente a 524 mil sacas de 60kg.

Acompanhamento da Safra Brasileira de Café  – A Conab realiza, desde 2001, o acompanhamento da safra brasileira de café com quatro levantamentos da safra anualmente. O Primeiro Levantamento, objeto desta análise, está sendo divulgado em janeiro e apresenta assim as primeiras estimativas da safra nacional. O segundo está previsto para o mês de maio, com divulgação no mesmo mês. O terceiro levantamento tem previsão de realização em agosto para divulgação em setembro. E, por fim, o quarto levantamento, que será realizado em novembro e divulgado em dezembro. Nesse período, a colheita será encontrada finalizada, e as estimativas serão corrigidas com os dados consolidados e coletados no campo.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.