Às 18h25 desta segunda-feira (20) vai começar o outono no Hemisfério Sul, onde se encontra 93% do território brasileiro. Transição entre a época mais úmida e quente e a época mais seca e fria do ano, a estação vai começar com chuva volumosa e avanço de frente fria.
+ Mato Grosso do Sul teve o fevereiro mais chuvoso em 10 anos
Por enquanto, conforme a previsão do tempo para esta segunda, as características do verão ainda vão se fazer presentes nos primeiros dias de outono. Há, por exemplo, possibilidade de chuva na maior parte do país. Nesse sentido, volumes expressivos são esperados principalmente entre a Paraíba e Pernambuco nesta estreia do outono.
Contudo, a chuva também pode ganhar intensidade entre o fim da tarde e a noite em áreas mais ao norte e leste de Mato Grosso do Sul. Triângulo Mineiro, Goiás e Tocantins contam, todavia, com previsão similar. Além disso, tem previsão de chuva volumosa, em torno de 40 milímetros, entre o norte de Mato Grosso e a metade sul do Pará.
Outono com frente fria e tempo seco
No Rio Grande do Sul, apesar de uma frente fria avançar, a atmosfera não fica muito instável. Dessa forma, não tem muita presença de umidade. Assim, a chuva vai continuar isolada e sem acumulados significativos pelo estado. A saber, tal condição também pode acontecer em boa parte do Paraná.
Enquanto isso, o tempo seco (e sem a menor condição de chuva ao longo do dia) é o destaque na maior parte de Santa Catarina. Por fim, a previsão do tempo para esta segunda-feira, primeiro dia do outono de 2023 no Hemisfério Sul, também indica tempo seco entre o norte de Minas e o centro da Bahia, assim como em Roraima e no noroeste do Pará.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Dia de Ajudar no Google News.
Fonte: canalrural