A ordem de serviço para a pavimentação do contorno da Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé na BR-158 será assinada nesta terça-feira (26). A obra é aguardada há mais de dez anos por moradores e quem passa pela rodovia federal na região do Vale do Araguaia em Mato Grosso.
A assinatura da ordem de serviço ocorrerá no Parque de Exposição de Porto Alegre do Norte e contará com as presenças dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho.
A liberação da licença de implantação das obras na BR-158 em Mato Grosso foi anunciada no dia 12 de setembro por ambos os ministros.
A obra a ser feita em toda a extensão da BR-158 compreende um trecho de 120 quilômetros da rodovia que precisa ser executado, que contorna a reserva Marãiwatsédé, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista.
Conforme o diretor-executivo do Movimento Pró-Logsítica, Edeon Vaz Ferreira, a ordem de serviço a ser assinada nesta terça-feira autorizará a pavimentação de “apenas 13 quilômetros”. Ele explica que “este trecho vai do fim do asfalto do sentido norte-sul (km 201) até o início do contorno da reserva (km 214), próximo à Borracharia do Luizinho”.
Apesar do curto trecho, Edeon acredita que os holofotes sobre este “sinal verde” para a pavimentação sirva como uma maneira de “pressionar” o Ibama a conceder autorização para que o contorno seja asfaltado.
“Ainda aguardamos a liberação das ordens de serviço para pavimentar o Lote A (que vai da borracharia do Luizinho até Alto Boa Vista) e o Lote B (de Alto Boa Vista até Alô Brasil). Esperamos que isso aconteça ainda este ano, mas com a aproximação do período chuvoso, não acreditamos em início das obras ainda em 2023”, conclui.
Pelo trecho estima-se que cerca de dois mil caminhões passem por dia, além de veículos de passeio, ônibus de viagem e ambulâncias.
BR-158 é projeto estruturante, diz Fávaro
Em recente entrevista ao Dia de Ajudar Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, pontuou que a BR-158 é um projeto estruturante importante para o Brasil, assim como as BRs 242 e 080, que também passam pelo estado e aguardam suas respectivas licenças de implantação serem liberadas.
Fávaro salientou que a liberação da licença só foi possível diante de uma força tarefa que envolveu o Ministério do Meio Ambiente, Ibama e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT).
“Estamos em uma sequência de trabalho, que vem dando resultado e já podemos dar a ordem de serviço para ter pavimentação asfáltica acontecendo nessas obras. Isso vai trazer competitividade, agilidade com o transporte da safra e, mais do que isso, cidadania para a população daquela região”, disse Fávaro.
A BR-158 faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciado em agosto pelo governo federal. O programa investirá Mato Grosso R$ 60,6 bilhões em obras voltadas para rodovias federais, ferrovias, saúde, educação, entre outros eixos.
Obra é esperança do setor produtivo
De acordo com o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, a obra de pavimentação da BR-158 “é a esperança do setor produtivo” do Vale do Araguaia.
Conhecida como “Vale dos Esquecidos”, a região do Vale do Araguaia é visto hoje como a nova fronteira agrícola de Mato Grosso.
“Hoje, a gente pode considerar que tem mais de 1,5 milhão de hectares plantados. Com a BR-158 pavimentada, pode ter certeza de que vai ter incremento de áreas consolidadas, sem desmatamento e com terras férteis”, pontua Vilmondes Tomain.
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Fonte: canalrural