A onça-parda encontrada no curral de uma fazenda do Distrito Federal, na última quarta-feira (5), foi solta na sexta-feira (7), por uma equipe do Ibama, na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), na região de Planaltina.
Segundo os veterinários, trata-se de uma fêmea adulta que pesa 27 quilos. Ela havia sido capturada pela Polícia Militar Ambiental depois de entrar em uma fazenda e matar um carneiro para se alimentar.
Após ser capturada, a onça foi levada ao hospital veterinário do Zoológico de Brasília e passou por exames que atestaram sua saúde e condições de ser devolvida à natureza.
Onça-parda encontrada em curral de fazenda do DF
Ambiente seguro
O felino é o primeiro animal solto na Estação Ecológica de Águas Emendadas neste ano. A Esecae é um reduto preservado da biodiversidade do Cerrado e um santuário da fauna e da flora desse bioma. A fiscalização do Brasília Ambiental atua no combate permanente aos invasores às unidades de conservação, que em sua grande maioria são caçadores de animais silvestres.
Quem pratica a caça de animais silvestres no interior de Unidade de Conservação de Proteção Integral responde penalmente, pois se configura um crime ambiental, e administrativamente com as penalidades de multa e apreensão dos equipamentos e apetrechos de caça, já que a ação de caça também constitui uma infração ambiental.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.