A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) questionou na quinta-feira (23), durante audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, o bloqueio do crédito agrícola para produtores rurais pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
+ Culpa dos juros altos? Os problemas do Brasil são outros, diz Miguel Daoud
Em nota, a CNA informa que a audiência foi convocada após o banco utilizar uma ferramenta de mapeamento via satélite “de uma rede colaborativa formada, entre outros, por ONGs” para negar 58 pedidos de empréstimos por suspeita de desmatamento.
“É necessário dar o direito de resposta a esses produtores” — Rodrigo Justus
“Primeiro, não concordamos com a forma como isso foi divulgado. Ficou parecendo que 100% do que foi pedido ao banco foi negado”, disse na reunião o consultor de meio ambiente da entidade, Rodrigo Justus. “É necessário dar o direito de resposta a esses produtores.”
CNA, BNDES e Cadastro Ambiental Rural
O representante da CNA argumentou que não está clara a metodologia utilizada pelo BNDES e pela rede colaborativa para definir se uma área precisa de licença para supressão de vegetação, já que o país tem legislação própria, o Código Florestal.
“É o CAR (Cadastro Ambiental Rural) que diz se tem área sobrando passível de abertura ou não dentro da propriedade rural, mas hoje apenas 1% dos cadastros foi analisado. Por isso é importante um mutirão nos estados para análise desses cadastros.”
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Dia de Ajudar no Google News.
Fonte: canalrural