A paixão do neurocirurgião Giovani Mendes por cavalos vai muito além da criação. Para ele, cavalgar significa manter a mente saudável e repor as energias. O especialista comenta ainda que a prática da equoterapia é de suma importância, em especial para as crianças, uma vez que auxilia tanto do ponto de vista psicológico como de equilíbrio.
Mineiro do município de Boa Esperança e médico por paixão, Giovani Mendes é o décimo-primeiro de uma família de doze filhos. Ao Prosa com o Deva ele comenta que encontra no haras Apóstolo Primo, situação em Mato Grosso, o local perfeito para driblar o estresse do dia e repor as próprias energias.
Na bagagem trazida de Minas Gerais, ele revela ter trazido para Mato Grosso o amor e o conhecimento sobre a raça Mangalarga Marchador aprendidos com um vizinho da família no estado da região sudeste.
“O cavalo sempre esteve presente em minha vida. Eu digo várias vezes que andei primeiro em um cavalo do que com as minhas próprias pernas, porque eu ainda bebê a minha mãe andava a cavalo”.
Conforme o neurocirurgião, em um determinado momento de sua vida viu que a coisa que mais lhe fazia relaxar e dava prazer eram os cavalos. “E eu resolvi que seria nisso que eu ia dedicar então o meu lazer”.
Andar a cavalo é uma equoterapia
Giovani Mendes frisa que a equoterapia é de suma importância para o desenvolvimento das pessoas, principalmente para as crianças, uma vez que trabalha o lado psicológico e também o de equilíbrio.
“Quando você é uma criança e está andando a cavalo, dominando um animal daquele tamanho, isso para a formação psicológica da criança é muito importante. Ela adquire confiança, estabilidade emocional para conduzir aquele animal. Outra coisa é que nós temos alguns sistemas nervosos, por exemplo, em relação ao equilíbrio, que também é muito importante nessa fazer de formação, onde a criança em cima do cavalo está exercitando esse sistema de quilíbrio”.
De acordo com Giovani Mendes, ele costuma dizer que é o paciente de mais longa equoterapia.
“Quando falamos de equoterapia estamos falando de um tratamento entre aspas, mas andar a cavalo é equoterapia. Costumo dizer que sou o paciente de mais longa equoterapia, porque eu faço equoterapia a vida inteira. Isso tudo traz benefícios comprovados cientificamente e no meu caso é o meu lazer. É onde o meu estresse se vai e chego em casa revitalizado”.
+Confira mais episódios do Prosa com o Deva
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural