Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Mr. Bean da Matemática amplifica engajamento graças ao agro

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
mr. bean da matemática - flores - agropecuária

Foto: arquivo pessoal do Mr. Bean da Matemática

Atrapalhado personagem criado e interpretado pelo ator britânico Rowan Atkinson, o Mr. Bean tem no próprio nome uma relação direta com a agropecuária. Afinal, “bean”, em inglês, significa “feijão”. No Brasil, graças a um professor nascido e criado numa pequena cidade do interior de Minas Gerais, essa ligação com o agro ganhou mais elementos.

+ A história por trás da foto sobre o pão ‘nascer’ na lavoura

No país, a versão do personagem de Atkinson se dedica a resolver — de forma lúdica — cálculos matemáticos e, dessa forma, tem conquistado sucesso nas redes sociais. Idealizado pelo professor Rafael Lemos Bastos, o Mr. Bean da Matemática conta com legiões de fãs. No Instagram, por exemplo, são 1,7 milhão de seguidores. Pelo TikTok, o volume é ainda maior: 6,8 milhões de seguidores.

Para manter essas bases engajadas, Bastos, que é doutor em estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), tem investido em postagens em que ambientes da agropecuária surgem como cenários naturais. E tem dado certo. Um único vídeo gravado na Horta Municipal de Divisa Nova, cidade do interior mineiro com 5 mil habitantes onde ele nasceu, contabiliza mais de 5 milhões de visualizações.

@mrbeandamatematica #AprendaNoTikTok #matematica #AgoraVoceSabe #matematik #fyp ♬ som original – Mr Bean da Matemática

Sempre atento às estatísticas, que, inclusive galgam a sua formação acadêmica, o criador do Mr. Bean da Matemática avisa: diante dos bons resultados, o público pode aguardar por mais postagens em que o personagem aparece solucionando problemas diretamente de ambientes pertencentes ao meio rural.

“Cenários agropecuários são muito bem recebidos pelos seguidores” — Rafael Lemos Bastos

“Amo gravar diante da natureza para dar um toque especial aos vídeos. Ajuda a dar uma diferenciada”, conta Bastos em contato com o Canal Rural. “Cenários agropecuários são muito bem recebidos pelos seguidores”, observa o creator — que antes de se dedicar às redes sociais havia lecionado em instituições de ensino de sua cidade natal e de Passos, também no interior de Minas Gerais.

Cenários do Mr. Bean da Matemática na agropecuária

mr. bean da matemática - capa

Foto: divulgação

A presença do Mr. Bean da Matemática com a natureza não fica restrita à horta de Divisa Nova. Jardins, praças arborizadas e até a margem de um lago já serviram de palco para os vídeos de Rafael Lemos Bastos nas redes sociais. Conjunto de locais que, mais do que amplificar o engajamento dele como influenciador digital, serve como forma de prestação de serviço. Ao menos é o que acredita o responsável por esses conteúdos.

@mrbeandamatematica #AprendaNoTikTok #TokDoEnem #matematica #matematik #fyp ♬ Dom Dom Yes Yes – Remix – Biser King

“Num mundo onde as pessoas têm pouco contato com a agropecuária e com a natureza de forma geral, considero como muito importante eu resgatar esses lindos cenários lindos para tentar cativar as pessoas”, afirma Bastos. Com esse trabalho desenvolvido na internet, o professor mineiro que dá vida ao Mr. Bean da Matemática imagina que incentiva os seguidores a “frequentarem mais esses ambientes” vinculados ao meio rural.

Com o sucesso em cenários agropecuários ocorrendo em todas as plataformas digitais em que marca presença, conforme faz questão de destacar à reportagem, Bastos reforça: seguirá investindo em conteúdos que unem a matemática e as atividades do campo. Inclusive, ele avisa o que pensa sobre a possibilidade de, para fazer ainda mais jus à alcunha de “Senhor Feijão”, aparecer em lavouras da leguminosa: “É uma ideia genial!”

mr. bean da matemática - timeline do tiktok - agropecuária

Foto: TikTok/reprodução

carro

Foto: arquivo pessoal do Mr. Bean da Matemática

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.