Mais uma semana movimentada em diversas frentes que fazem parte do agronegócio. Na parte sanitária do resumo da semana, o Uruguai confirmou a morte de 70 animais por causa da gripe aviária.
+ Frente fria, temporais e granizo; confira a previsão do tempo para o fim de semana
Pelo lado político, as invasões de terra se mantiveram no noticiário. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o governo federal é contra quem invade terras produtivas. Já o titular do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, moderou “negociação” entre a empresa Suzano e representantes do MST.
Além de se posicionar publicamente em oposição a invasores de propriedades, Fávaro também externou proposta para fomentar as atividades de campo. Nesse sentido, ele solicitou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mais de R$ 1 bilhão para crédito rural.
Resumo da semana do agro
As mortes por gripe aviária em país vizinho ao Brasil, declarações contra invasões de terra e pedido para mais recursos em prol do crédito rural estão entre as 12 notícias listadas no ‘Resumo da Semana’, quadro exibido às sextas-feiras no ‘Rural Notícias’, telejornal que tem Antônio Pétrin como apresentador (substituído nesta semana por Flávia Macedo), Paula Estivalet como editora e Rafael Bruno como editor-chefe.
Confira, abaixo, a seleção dos 12 fatos que marcaram o agro nesta semana:
Uruguai confirma 70 mortes de animais por gripe aviária.
Durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, diz que governo repudia invasão de terras privadas produtivas.
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirma a abertura do mercado mexicano para a carne bovina do Brasil.
Área técnica do Mapa afirma que vai debater com a administração-geral de alfândegas chinesa a retirada do embargo nas exportações de carne bovina para a China.
Requerimento para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar invasões de terra é apresentado. Ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles acredita que investigação legislativa deve seguir na Câmara dos Deputados.
Após invasões, ministro Paulo Teixeira se reúne com envolvidos e anuncia desocupações de áreas, além da criação de mesa de negociação entre MST e Suzano.
Em encontro com Fernando Haddad, ministro da Agricultura solicita mais de R$ 1 bilhão de para crédito rural.
Santarém, no Oeste do Pará, recebe a “Abertura Nacional da Colheita da Soja”.
Exportação de café do Brasil cai mais de 30% em fevereiro.
Conab reduz estimativa para produção de grãos, mas ainda aponta recorde para 22/23 de 309,9 milhões de toneladas.
Puxada pelo setor de educação, inflação avança 0,84% em fevereiro e fica acima do registrado no mês anterior.
Apesar de suspensão para China, mercado de carne bovina na Bahia registra crescimento e almeja novas oportunidades.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Dia de Ajudar no Google News.
Fonte: canalrural