A genética do gado Montana contribui cada vez mais para o contínuo aprimoramento do rebanho brasileiro, somando conquistas na pecuária nacional. Confirmando essa contribuição, mais dois reprodutores Montana são contratados por importantes centrais de inseminação artificial: Alta Genetics e Genex. Os touros Wyne da Gruta, da JP Agronegócios, é um Montana Black (versão da raça com pelagem preta) contratado pela Genex e o MTN Patrón da Calidad, animal contratado pela Alta Genetics.
“Wyne da Gruta e MTN Patrón da Calidad expressam todas as qualidades que fazem do Montana uma opção genética para ganhos de produtividade, peso, fertilidade, precocidade e adaptação às condições brasileiras”, destaca Gabriela Giacomini, superintendente técnica da Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN).
Wyne da Gruta é o primeiro Montana Black da história
A ser contratado por uma central de coleta. “Além de ser um marco para a raça, esse reprodutor certamente vai incrementar a produção de animais com pelagem preta, proporcionando mais uma importante frente de seleção e produtividade”, explica Gabriela.
MTN Patrón da Calidad é o melhor touro da safra da Calidad Genética. Ele é filho do segundo colocado do sumário Montana e neto do líder. A superintendente técnica da AIC-MTN ressalta que “MTN Patrón é um touro mocho com características importantes em termos de Área de Olho de Lombo (AOL), baixo Consumo Alimentar Residual (CAR) e alta precocidade sexual”.
Gabriela Giacomini complementa que os dois reprodutores colaboram de forma relevante com a evolução do rebanho Montana no Brasil, que mantém excelente ritmo de crescimento. A Associação Internacional de Criadores de Montana reúne pecuaristas no Brasil e no Uruguai e oferece diversos serviços, como assessoria de geneticistas para produção e comercialização de touros Montana, seleção do rebanho comercial, acasalamento dirigido e seleção de animais com CEIP, além da possibilidade de pertencer à um grupo de pecuaristas interessados em melhorar seus rebanhos.
O programa de melhoramento genético do Montana
É realizado pela entidade e os criadores, em parceria com a USP, campus de Pirassununga, responsável pela avaliação de dados.
Para mais informações, acesse: www.montana.org.br/