Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Janeiro tem previsão de chuva abaixo da média em parte do Brasil

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O primeiro mês do próximo ano não será tão chuvoso como o de costume. Ao menos no Centro-Oeste e no Sudeste Brasil. Essa previsão do tempo para janeiro de , com acumulado de água abaixo da média para o período sobre essas duas regiões, foi destacada pela meteorologista Heloísa Pereira.

+ Chuvas não afetam produção agrícola na Bahia. Soja segue com boa perspectiva

Sócia-consultora da Ampére, empresa de que faz projeções para os setores agrícola e de energético, Heloísa falou sobre a condição climática aguardada para o próximo mês em entrevista ao Canal Rural. Diretamente dos estúdios da emissora em São Paulo, ela conversou com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva durante a edição desta quinta-feira (15) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.

“Áreas produtoras de soja em Mato Grosso, por exemplo, sofreram um pouco com condição de chuva abaixo do normal” — Heloísa Pereira

“A grande área central do Brasil, principalmente entre o Sudeste e o Centro-Oeste do país apresentou uma condição de anomalia de precipitação abaixo da média”, afirmou Heloísa, que é formada em meteorologia pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e mestra em agricultura pelo (IAC). “Áreas produtoras de soja em Mato Grosso, por exemplo, sofreram um pouco com condição de chuva abaixo do normal.”

Mais chuva no Sul e no extremo norte do país em janeiro

chuva forte e frente fria - guarda-chuva - inmet

Foto: Inmet

Enquanto pontos do Sudeste e do Centro-Oeste devem encarar chuvas abaixo da média para janeiro, outras faixas do país irão pelo caminho oposto. De acordo com a meteorologista entrevistada pelo Canal Rural, a região Sul será beneficiada pela condição climática aguardada para janeiro.

“A gente vai ter um oceano Atlântico Sul muito quente e ele vai formar, com frequência, algumas instabilidades. Vai ajudar a provocar chuvas”, afirmou Heloísa. Segundo ela, janeiro de 2023 terá acumulado de água de 10 a 25 milímetros a mais que a média histórica para o período. No extremo norte do país, contudo, a previsão indica para excesso de 25 a 50 milímetros no mês.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

"Áreas produtoras de soja em Mato Grosso, por exemplo, sofreram um pouco com condição de chuva abaixo do normal

Foto: Ampére/reprodução

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.